A Inteligência Artificial está cada dia mais avançada e se tornando uma presença constante nos negócios. Em um estudo global, executado pela IBM, 41% das empresas entrevistadas já possuem recursos com IA em alguns processos. O ChatGPT é um dos recursos mais inovadores, vem tomando força e se tornando tendência mundial.

Neste artigo, explicamos o conceito de ChatGPT, como ele funciona, as tendências sobre inteligência artificial e  a importância de contar com a tecnologia da IA como apoio ao atendimento. Confira!

Tendência de chatbots: conheça o ChatGPT

O ChatGPT, Generative Pre-Trained Transformer, ou em português, Transformador Generativo Pré-Treinado, é um modelo de IA que possibilita conversas online muito próximas à linguagem humana. 

Esse tipo de chatbot, lançado no mercado em 2022, possibilita interações textuais complexas e é considerado uma evolução dos assistentes virtuais. 

Em pesquisa do banco de investimentos UBS, no primeiro mês de 2023, o ChatGPT conseguiu cerca de 100 milhões de usuários mensais ativos. Com isso, é possível avaliar que essa tendência estará cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. 

Com um número grande de estilos e tópicos, essa inteligência artificial coleta informações da internet e as utiliza como base de dados do algoritmo. Com isso, os usuários conseguem obter respostas precisas e bem detalhadas sobre os seus questionamentos.

Baixe nosso infográfico: Principais tecnologias de atendimento automatizado e suas vantagens

3 tendências sobre inteligência artificial

Em levantamento da consultoria FrontierView, a Inteligência Artificial é apontada como uma tecnologia importante para o crescimento de 4,2% do PIB do Brasil, até o ano de 2030. Isso mostra como ela é cada dia mais importante para as empresas que desejam evoluir no mercado.

Por isso, listamos a seguir as principais tendências sobre IA para os próximos anos, além do já citado ChatGPT, e que podem ser fundamentais para o crescimento e sucesso do negócio. Confira!

Avatares digitais

Os chatbots já são presença forte nas empresas que desejam oferecer um atendimento ao cliente mais eficiente e de qualidade. Para manter o público cada vez mais próximo e oferecer uma experiência mais humanizada, os avatares digitais são uma tendência da IA em destaque. Essa humanização do robô gera mais confiança aos clientes.

Metaverso

O metaverso é uma tendência  que está se inovando a passos largos e se tornando importante em diversos segmentos. Nesse universo, existe um conjunto de elementos, como por exemplo, a realidade aumentada, a realidade virtual e as mídias sociais. Com a tecnologia 3D é possível aumentar a qualidade de interação com os clientes e melhorar a experiência.

Reconhecimento de fala

Assim como a comunicação dos chatbots com os clientes através de textos já é uma realidade presente em várias empresas, o reconhecimento por fala também vem ganhando espaço. Com o auxílio da IA, as tecnologias de fala estão se aprimorando e tornando-se mais humanizadas, mantendo um contato mais real com os clientes.

Tecnologia e a qualidade no atendimento ao cliente

Com a tecnologia cada vez mais presente na rotina das pessoas, gerando eficiência e otimização de tempo, elas estão se tornando mais exigentes com relação aos atendimentos. Por isso, é fundamental que as empresas invistam em soluções tecnológicas que ofereçam uma experiência única e personalizada para o consumidor.

A excelência nos serviços tornou- se uma vantagem competitiva no mercado, em meio ao crescimento constante de concorrentes. Por isso, a automatização do atendimento passou de opção para necessidade nas empresas. 

Com ela, é possível melhorar a escalabilidade, fazer múltiplos atendimentos, centralizar dados e gerar maior segurança ao cliente.

Mas para que a empresa mantenha os seus clientes sempre próximos e fiéis a marca, é importante que a tecnologia tenha recursos para um atendimento mais humanizado. Isso traz conforto e segurança para o consumidor, e consequentemente, crescimento para o negócio. 

Acompanhar a tecnologia e suas transformações é fundamental para estar sempre à frente. Por isso, invista em tecnologias de qualidade e que sejam inovadoras para a sua empresa. Assim, a jornada do atendimento ao cliente se torna mais dinâmica, estratégica e de alto nível.

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