Um departamento de  televendas é uma alternativa para auxiliar na conversão e otimizar o processo de vendas. Esse departamento frequentemente atua em conjunto com o time de força de vendas externas. Sua prática pode trazer bons resultados desde que aplicada de forma sensata, sem gerar um desgaste ao cliente. 

Isso porque o processo de televendas foi amplamente usado pelas empresas nas últimas décadas e muitas focaram na quantidade ao invés da qualidade. Ninguém gosta de receber ligações indesejadas, não é mesmo? Por isso é tão importante conhecer as boas práticas das televendas.

Neste conteúdo você irá entender o que são as televendas, quais os motivos para implementar na sua empresa, além de ações indispensáveis para conquistar a conversão ou ao menos garantir uma experiência positiva ao cliente. Continue a leitura para saber mais! 

Televendas: o que é? 

Como o próprio nome entrega, televendas são vendas feitas pelo telefone. Nisso, a empresa entra em contato com o cliente para apresentar o produto ou serviço e fechar o negócio, tudo pelo próprio telefone. 

Para conseguir a conversão das vendas é necessária uma equipe bem treinada para saber como abordar o cliente, tirar as principais dúvidas e lidar com situações adversas que possam surgir. Além disso, nem sempre será possível completar a venda, mas pode ser uma oportunidade de estreitar o contato com o cliente, convidando-o para interagir com a marca a partir de outro canal, como as redes sociais.

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Por que implementar televendas na sua empresa 

Ter uma equipe de televendas pode soar ultrapassado com o formato de vendas online, no entanto, o telefone segue sendo uma ferramenta importante e presente na vida das pessoas. É uma forma fácil, barata e eficiente de abordar os clientes. 

Veja a seguir os principais motivos para investir em televendas:

Custos reduzidos

O custo para fazer ligações está cada vez menor, portanto, utilizar televendas é uma oportunidade para as empresas. Contratando um serviço de telefonia IP em nuvem, por exemplo, é possível agregar recursos de automatização que otimizam o atendimento.

Alcance nacional

Para quem faz vendas físicas, as televendas podem ser uma oportunidade de alcançar um público maior, vendendo para qualquer lugar do Brasil. Além disso, pode ser uma forma de alcançar públicos que não estejam presentes em outros pontos de venda da empresa.

Apoio a outros canais de venda

Diversificar os canais de venda é uma excelente estratégia para melhorar os resultados considerando que ajuda a chegar em clientes diferentes. Aliás, conhecer as preferências e características do público é extremamente útil para tornar as televendas mais assertivas. 

Boas práticas para televendas 

Você provavelmente já concluiu que não é só pegar a base de clientes e começar a contatar todos eles para tentar vender. Contudo, é preciso seguir as regras e ter bom senso na hora de implementar as televendas para que o relacionamento com o cliente não saia prejudicado. 

Lei do Call Center

A lei do call center, que determina as regras para as práticas de atendimento, televendas e SAC, é regulada pela Lei Nº 8.078/1990. O objetivo é garantir que o consumidor tenha todos os seus direitos preservados. Na hora de fazer televendas é importante estar ciente do que pode ou não ser feito em ligações. 

Algumas das regras são:

  • Tempo máximo de espera de 60 segundos;
  • Segurança das informações com gravações de chamadas;
  • Pedidos de cancelamento devem ser efetuados no mesmo dia;
  • Proibido anúncios publicitários no tempo de espera da chamada.

Boa parte dessas práticas podem ser facilitadas com o uso de uma plataforma de telefonia IP Cloud que ajuda, por exemplo, no registro das gravações de chamadas e na segurança de dados, além da fila de atendimento, que direciona o cliente ao ramal correto com agilidade.

Planejamento

Antes de iniciar o contato com os clientes é importante ter planejamento, identificando quais as ferramentas que possuem os recursos necessários. Além disso, é necessário estruturar o setor e a equipe, e obter  uma base de contatos cadastrados com potencial de compra, de acordo com a Lei do Call Center. 

Treinamento da equipe

Outro aspecto fundamental para que as televendas sejam bem sucedidas está no preparo dos atendentes. Para tanto, é válido realizar treinamentos, simulando as televendas para identificar a melhor forma de abordagem em diferentes casos.

Plataforma de telefonia eficiente

Não dá para fazer televendas sem um serviço de telefonia excelente, e é por isso que adotar uma plataforma de telefonia IP em cloud é a melhor opção. 

É uma tecnologia que possibilita a utilização de diversas funcionalidades que contribuem para estruturar o setor, auxiliando no atendimento através ferramentas que permitem automatizar, acompanhar as ligações, obter relatórios e trocar informações em um ambiente seguro, potencializando a comunicação da empresa.

Agora que você já conhece melhor a aplicação das televendas e viu como a telefonia IP em cloud pode ser uma solução interessante, saiba mais sobre as funcionalidades e vantagens para o seu negócio com o e-book “Telefonia IP: tudo o que você precisa saber”.

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