Atender e vender pelo WhatsApp é uma excelente forma de potencializar as vendas já que é um dos aplicativos onde as pessoas passam mais tempo acessando. O WhatsApp é a segunda plataforma de mídia social mais acessada no mundo, com 2 bilhões de usuários. No Brasil, o aplicativo está instalado em 99% dos celulares, segundo pesquisa da Opinion Box.

Nesse cenário, é importante aproveitar a oportunidade de captar novos clientes e garantir uma experiência satisfatória de venda. Para isso é possível usar as ferramentas disponíveis no WhatsApp Business API, formato do aplicativo voltado para negócios, para otimizar as vendas.

Neste conteúdo você descobrirá porque vender pelo WhatsApp é uma estratégia interessante para o seu negócio e as melhores dicas para conseguir conquistar os clientes, aumentar as vendas e criar um fluxo de fidelização do seu negócio. Quer saber mais? Continue a leitura!

Por que vender pelo WhatsApp?

A venda pelo WhatsApp conta com diversas vantagens que facilitam a interação com o consumidor e o envio das informações necessárias para venda. Além disso, é um aplicativo na palma da mão do seu público, porque não aproveitar para vender?

No entanto, é imprescindível ter um processo claro e bem definido para que o seu negócio tenha credibilidade. Não adianta disparar mensagens de venda para todos os seus contatos, é preciso ter bom senso e um limite. Por isso, sempre pedir autorização para enviar mensagens é uma forma de estabelecer um contato agradável e respeitoso.

WhatsApp Business API

Quem deseja vender pelo WhatsApp deve ter um número próprio para a empresa e é recomendável utilizar o WhatsApp Business API. Lançado em 2018, a versão corporativa tem o intuito de oferecer recursos específicos que não estão disponíveis na versão web, para escalar o atendimento facilitando a comunicação das empresas.

Uma das opções, por exemplo, é usar etiquetas para identificar o cliente, assim você tem uma noção clara de quem está em cada fase do funil de vendas. Outra possibilidade é o envio de mensagens automáticas de saudação e adição do catálogo. 

Para utilizar essa versão é necessário ter uma conta verificada no gerenciador de negócios do Facebook Business, do Meta, e realizar a contratação de um BSP (parceiro de negócios do Meta) para realizar o envio de mensagens.

WhatsApp Web

O que também facilita o processo é poder acessar o WhatsApp pelo navegador, facilitando gerenciar e acompanhar as conversas. Recentemente, o aplicativo disponibiliza o acesso em mais de um computador simultaneamente, o que pode ser interessante para quem trabalha com equipe de vendas e deseja concentrar todas as conversas em um único número de telefone.

Leia mais: O que você perde não contratando uma ferramenta de atendimento omnichannel

Dicas para vender pelo WhatsApp

Se você ainda não começou a vender pelo WhatsApp, confira algumas dicas para começar:

  1. Ofereça suporte para o cliente

Um atendimento de qualidade é essencial para que seu cliente volte a comprar de você e o recomende para outras pessoas. Por isso, não esqueça de prestar suporte sempre que necessário, seja para acompanhamento do pedido, devoluções ou reclamações.

Uma boa forma de gerenciar os contatos de SAC é com a telefonia IP que garante recursos para melhorar a comunicação com mais agilidade, praticidade e automatização de processos. Se você não conhece a solução, aproveite para ler o post abaixo.           

Confira: Como soluções de telefonia IP melhoram seu relacionamento com clientes

  1. Crie lista de transmissão 

Ao invés de fazer grupos para enviar as informações dos seus produtos ou serviços, a melhor opção é criar listas de transmissão que permite o envio da mesma mensagem para até 256 usuários. Você pode aproveitar para divulgar uma novidade, uma promoção ou ação específica do seu negócio.

Lembre-se de estabelecer um limite de mensagens para que o seu cliente não fique incomodado com tantos contatos. Ele precisa valorizar o seu contato para estar realmente atento às mensagens. 

  1. Aposte em conteúdos de valor

Não envie apenas propostas de vendas, mas aponte em conteúdos que possam ser interessantes para o seu público e uma boa saída para destacar os valores e princípios da sua marca. 

4 – Atendimento Omnichannel

Com a versão do WhatsApp Business API é possível realizar a integração com uma plataforma de atendimento omnichannel. A vantagem desse formato de atendimento é que ele permite conectar com outros canais além do WhatsApp, como Messenger, chatbots e e-mails. Assim, todas as mensagens ficam centralizadas em um único ambiente. Além disso, o atendimento omnichannel possibilita também programar mensagens automáticas e obter relatórios para realizar a gestão do atendimento ao cliente, identificando melhorias a serem realizadas.

Agora que você já conhece as vantagens de vender pelo WhatsApp, aproveite para saber mais sobre a telefonia IP.

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