Com o avanço da tecnologia e da internet, a comunicação está cada dia mais eficiente. A telefonia VOIP para empresas é uma grande vantagem, pois eleva o nível do atendimento ao cliente e proporciona uma vantagem competitiva.

A jornada do cliente é um fator cada vez mais determinante para o sucesso de uma organização.  As soluções de telefonia da atualidade podem contribuir para que os processos tenham mais agilidade, qualidade e, também, para a garantia da satisfação dos clientes.

Neste artigo, explicamos o conceito de telefonia VOIP, porque implementá-la nas empresas e quais são os diferenciais da solução da Cloud Canal. Continue a leitura e saiba mais!

O que é telefonia VOIP?

Em inglês, a sigla VOIP significa “Voice Over Internet Protocol”, “Voz sobre Protocolo de Internet ou IP” em português. Essa telefonia permite que as empresas façam e recebam chamadas com o auxílio da internet através de computadores e dispositivos móveis. 

A telefonia VOIP para empresas é uma revolução no processo de atendimento ao cliente, pois permite uma comunicação mais prática e de qualquer lugar. Para isso, a organização precisa apenas de conexão com a internet, um dispositivo de telefonia IP e o serviço VOIP implementado.

Tendo essa solução de telefonia instalada, pode-se utilizar o serviço de voz sobre o IP e com isso, os colaboradores conseguem manter a comunicação via internet, sem a necessidade de um atendimento analógico.  

Toda a operação e suporte de funcionamento da telefonia VOIP é feita de forma 100% online. Esse fator facilita a otimização de tempo dos profissionais, qualidade no trabalho e, consequentemente,  a melhoria dos atendimentos.

Para implementar a telefonia VOIP, não é necessário fazer grandes mudanças e nem modificar a rotina de ligações da organização, basta seguir um passo a passo simples:

  • Adequação da infraestrutura de rede e da largura de banda;
  • Aquisição de telefones IP ou ATA (Adaptador de Telefone Analógico);
  • Seleção de uma operadora VOIP de qualidade.

Diferenças entre telefonia VOIP e telefonia tradicional

Muitas empresas ainda sentem dúvidas quanto a manter a telefonia tradicional ou implementar um serviço VOIP. Apesar de ambas possuírem o intuito semelhante, são muitas as diferenças.

Preço

Por utilizar a internet como meio condutor para as ligações, a telefonia VOIP possui um custo menor comparado ao meio tradicional. A chamada em nuvem possibilita que a empresa gaste apenas com as taxas cobradas pela operadora, de acordo com o plano escolhido.

Já a telefonia tradicional tem a cobrança por chamada e, quanto maior o tempo de ligação, maior o valor a pagar. Além disso, se forem necessárias linhas extras, a empresa acaba aumentando ainda mais os gastos.

Recursos

Os meios tradicionais permitem apenas o recurso da ligação, já que não têm a integração com a internet e as tecnologias avançadas. Já a telefonia VOIP, utilizada com uma central de PABX IP em nuvem, gerencia todas as ligações e oferece recursos mais avançados para empresas que definem as funcionalidades essenciais e o melhor pacote de plano de telefonia.  

Assim, a organização investe na opção que cabe no seu orçamento, mas mantendo sempre a excelência no atendimento. Alguns dos vários recursos oferecidos são:

  • Ramais IPs com chamadas de voz via softphone;
  • Relatórios com as métricas gerais de telefonia;
  • URA para automatizar o atendimento;
  • Chat corporativo;
  • Plataforma omnichannel;
  • Chat bot no menu de atendimento, entre outras funcionalidades.

Escalabilidade

Na telecomunicação tradicional, a empresa não consegue se manter com apenas um telefone. É preciso investir em linhas telefônicas extras para conseguir ampliar e melhorar o atendimento. 

Com a VOIP, basta escolher o pacote de serviços que mais atende os negócios com a quantidade de linhas que for necessário.

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Telefonia VOIP para empresas: porque implementar? 

Os avanços tecnológicos são aliados para empresas que desejam automatizar processos, otimizar tempo, aumentar a produtividade e garantir a satisfação do cliente. A telefonia VOIP é um serviço fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Com referências do mercado VOIP, o portal Fit Small Business, especializado em artigos para pequenas empresas, mostra que 50% dos custos de telecomunicações são reduzidos com a telefonia VOIP. Mas, além desse benefício, as organizações também conseguem outras vantagens com a implementação desse tipo de telefonia. Confira:

Redução de custos

A redução de gastos é um fator primordial para as empresas e o uso da telefonia VOIP possibilita esse benefício. Por não demandar investimento em estrutura, instalações, equipamentos e altas tarifas com ligações, a diminuição nos custos passa a ser significativa.

Esse tipo de telefonia funciona através de planos com diferentes pacotes em que a organização define o que melhor atende a sua realidade e necessidade e o utiliza através da internet. Por isso é uma opção com preços mais atrativos e que cabem no orçamento empresarial.

Mobilidade

Por exigir apenas um dispositivo conectado à internet como celular, computador e tablet, a telefonia VOIP para empresas permite que os colaboradores trabalhem de qualquer lugar. É uma ótima vantagem para funcionários que precisam se locomover a todo momento na empresa ou para os que realizam trabalho remoto.

Gestão integrada

A otimização de tempo é um fator essencial para empresas que desejam aumentar a qualidade e produtividade do trabalho. Ter sistemas que auxiliem na gestão integrada deixa os processos mais ágeis e eficazes. A telefonia VOIP oferece a união dos meios de comunicação utilizados na organização, elevando o nível do atendimento ao cliente.

O sistema oferece uma gestão corporativa completa, relatórios, indicadores de atendimento, monitoramento em tempo real e a integração via API com ferramentas de terceiros. 

Segurança

Todas as informações de ligações feitas pela VOIP possuem segurança através da criptografia dos dados. Além disso, o sistema permite a gravação de chamadas, senhas de acesso e o monitoramento de rede para evitar problemas operacionais ou possíveis ataques cibernéticos.

As operadoras trabalham com a Lei Geral de Proteção de Dados, o que permite a segurança de todas as informações dos clientes e também da empresa. 

Os diferenciais da Canal na telefonia VOIP para empresas 

Investir em telefonia VOIP requer um estudo de mercado e conhecimento sobre as empresas que oferecem esse serviço. É importante avaliar a qualidade, feedbacks de outras organizações e quais são os recursos disponíveis nos pacotes ofertados.

A Cloud Canal oferece telefonia em nuvem com recursos para elevar o nível do atendimento, tanto ao cliente quanto a comunicação interna da empresa. A Canal tem inúmeros diferenciais que a fazem se destacar no mercado de telefonia VOIP, como listamos a seguir.

Comunicação completa

A Canal tem diversos planos para atender a realidade e as necessidades da empresa. Todos possuem  uma comunicação completa e diversos recursos como por exemplo:

  • Vídeo chamada;
  • Chats;
  • Voz sobre IP;
  • Roteamento para múltiplas operadoras;
  • Atendimento múltiplo;
  • Atendimento omnichannel;
  • Discador automatizado, entre outros.

Flexibilidade

A telefonia em nuvem da Canal pode ser implementada de forma prática e sem instalações de estrutura e cabeamento para utilizar o serviço. A empresa precisa apenas de uma conexão com a internet de qualidade e dos dispositivos que serão utilizados como celular, computadores, tablets etc.

Além disso, a plataforma da Canal também permite a execução dos atendimentos em qualquer lugar, devido à mobilidade que a internet e a tecnologia oferecem, além de dados em tempo real.

Suporte ágil

O suporte de atendimento da Canal para as empresas que contratam o serviço de telefonia em nuvem é totalmente especializado. Ela possui profissionais capacitados que fazem um atendimento de qualidade, entendem os problemas da empresa e os solucionam de forma eficaz.

Ramais virtuais

Com uma tecnologia criada para automatizar a rotina de atendimento da empresa e otimizar o tempo na comunicação, a Canal oferece ramais autenticados em outros dispositivos. Assim, ela facilita o trabalho dos colaboradores remotos ou que precisam se deslocar.

Com o uso de diversos dispositivos, a equipe ganha tempo nos atendimentos, aumenta a produtividade e se conecta com mais facilidade aos clientes e outros funcionários. 

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