O WhatsApp é um dos canais de comunicação mais utilizados pelas pessoas, principalmente por sua praticidade e recursos que permitem o contato em tempo real. Uma pesquisa mostra que o app lidera a preferência das pessoas e 99% afirmam que têm o aplicativo instalado no smartphone.
Por ser um canal completo, vem ganhando cada vez mais a preferência das empresas como meio de interação com os clientes. Como forma de facilitar esse contato, o app criou o WhatsApp Business API, para que as empresas possam automatizar o envio de mensagens.
Neste artigo, explicamos o que é o WhatsApp Business API, como funciona a ferramenta, quais são as características principais e as vantagens de utilizá-la como estratégia em sua empresa. Confira!
WhatsApp Business API: o que é?
Lançado em 2018 pelo Facebook, o WhatsApp Business API é uma versão voltada para empresas que desejam se comunicar de forma automatizada com os clientes. API é a extensão do app tradicional e em português, significa Interfaces de Programas Aplicativos.
O API é um serviço que permite a integração com outras soluções de atendimento, ou seja, distintas plataformas em nuvem conseguem se unificar através dele. Ele é implementado por um provedor para, assim, oferecer uma melhor experiência ao cliente. Pode ser interligado com os canais mais utilizados pela empresa.
Dessa forma, a organização não precisa mais se preocupar em ter vários números e consegue oferecer um serviço prático e ágil. Entre os recursos que ele oferece, podemos citar:
- disparo de mensagens em massa;
- captação de leads e redirecionamento para conversas;
- botões interativos;
- automatização das conversas (chatbots);
- múltiplos atendimentos em um único número;
- painel de controle com métricas.
Mas no que esse serviço se diferencia do app Business tradicional? O WhatsApp Business é direcionado para empresas com pouco fluxo de mensagens e os recursos disponíveis são:
- apresentação com informações das empresa;
- baixado gratuitamente;
- opção de catálogo para produtos e serviços;
- automatização básica;
- uso de apenas um atendente por número.
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5 vantagens do WhatsApp Business API
Agora que você já conhece os diversos recursos que o WhatsApp API oferece para empresas que desejam investir em um atendimento eficaz e de qualidade, traremos algumas vantagens que contratar a ferramenta pode trazer para o seu negócio.
Escalabilidade
A escalabilidade é uma ótima vantagem para empresas que desejam crescer e aumentar os lucros sem gastos excessivos. Com a automatização da comunicação com o cliente pelo WhatsApp Business API, é possível otimizar as operações com múltiplos atendimentos.
Com isso, a fila de espera para atendimento diminui, o que gera maior satisfação do consumidor, e os gastos operacionais são reduzidos.
Análise de dados
O WhatsApp Business API oferece a vantagem de fornecer dados e informações precisas e detalhadas sobre a comunicação com o cliente e o seu comportamento. Assim, a empresa consegue tomar decisões assertivas e criar estratégias coerentes com a realidade dos negócios.
Credibilidade e segurança
Por ser um dos meios de comunicação mais utilizados por sua praticidade, ter o WhatsApp Business API para atender os clientes passa credibilidade e segurança.
É uma ferramenta que possui verificação de segurança, mantendo dados e informações da comunicação em sigilo. Dessa forma, gera maior conforto tanto para a empresa quanto para os consumidores.
Gestão de atendimento
Com a possibilidade de integração com outras plataformas e softwares, a empresa consegue manter uma gestão de atendimento de alto nível. Em um único lugar, é possível avaliar métricas, tomar decisões assertivas, fornecer um serviço personalizado e com agilidade.
Automatização
Permite criar modelos de mensagens pré-definidas para conduzir o atendimento automaticamente. Ao obter informações relevantes, atende diversos contatos simultaneamente e os qualifica para que o comercial ou suporte possam realizar um atendimento mais assertivo.
Integração de plataformas
Como já citado anteriormente, a ferramenta WhatsApp Business API permite a integração entre plataformas, o que aumenta a qualidade na comunicação entre a empresa e os clientes. Quando conectada ao atendimento omnichannel, é um fator chave para otimizar tempo e gerar satisfação.
O omnichannel é um grande aliado para a profissionalização do negócio, tornando o atendimento ao cliente ágil, prático, personalizado e com qualidade. A solução Omnichannel Cloud da Canal disponibiliza a integração com a ferramenta WhatsApp Business API, através de um provedor de soluções e negócios (BSP) que seja parceiro da Meta. Assim, a experiência do cliente fica mais completa.
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