A tecnologia de fala está presente a todo momento nos atendimentos de call center para dar agilidade, facilitar o uso de URAs e garantir a precisão na comunicação. O TTS e STT são tecnologias fundamentais na construção de atendimento automatizado em plataforma de comunicação de empresas que possuem centrais de relacionamento, SACs, Televendas e mesmo de Call Center dos mais variados serviços. 

Neste artigo, explicamos o conceito de TTS e STT, como as tecnologias de fala são essenciais para a  agilidade  de um atendimento e seus principais benefícios. Confira!

O que é TTS e STT?

As tecnologias de síntese de fala são fundamentais para a empresa oferecer um atendimento otimizado aos seus clientes com rapidez e soluções precisas. 

Através das tecnologia de voz, as ferramentas oferecem uma comunicação similar à linguagem humana. Dessa forma, o atendimento se torna mais humanizado.

Uma pesquisa da IBM, aponta que 41% das empresas no Brasil utilizam a inteligência artificial em algum momento do dia. Isso mostra que implementar tecnologias que auxiliam na comunicação com o consumidor é uma vantagem competitiva. 

O TTS e o STT são fundamentais para um atendimento de qualidade. Apesar das siglas serem parecidas, cada um tem suas características e funções. A seguir, explicamos o que é cada uma dessas ferramentas e como funcionam.

TTS

O TTS, ou Text to Speech, é uma ferramenta que converte conversas de texto para voz. É uma tecnologia que utiliza síntese neural para a construção de dicionários de voz. O TTS utiliza essa base de fala reproduzindo nos canais de atendimento muito próxima da voz humana, o que permite oferecer um atendimento humanizado.

O TTS permite que a organização mantenha a mesma linguagem textual na de voz e assim, a comunicação e as respostas sejam reais e próximas a de um atendimento com pessoas. Essa voz inteligente pode ser integrada a outros sistemas e apps, centralizando todo o atendimento. 

Uma ótima tecnologia para ser utilizada em call centers, o Text to Speech é um grande aliado de URAs e possibilita formular conversas completas e precisas para reproduzir os clientes.

STT

O STT, ou Speech to Text, é a versão inversa ao TTS, pois converte uma conversa em fala para texto. É um ótimo identificador de áudio para as URAs, pois ajuda o sistema a reconhecer informações, como dados do cliente, pagamentos, ordens de serviço, entre outras. 

Com a centralização das informações e transcrição do áudio, o STT tem o histórico das conversas, otimizando a resolução das demandas e evitando que o cliente tenha que repetir dados.

Baixe nosso e-book: Gestão de atendimento ao cliente e as ferramentas de telefonia IP

Tecnologias de fala e a melhora no atendimento

Os clientes estão cada vez mais exigentes com os atendimentos oferecidos pelas empresas. Por isso, tecnologias de fala são um pilar fundamental para uma comunicação ágil e de qualidade. 

A experiência do consumidor é um fator de sucesso para o negócio e traz vários benefícios. A seguir, listamos os principais.

Otimização do tempo

Em atendimentos tradicionais, a agilidade é uma característica difícil de manter, tendo em vista que é preciso solucionar cada demanda individualmente, e as mais complexas levam tempo. Com as tecnologias de fala, a empresa consegue fazer múltiplas comunicações, o que torna os processos mais rápidos e sem perder a qualidade.

Proximidade com o cliente

A inteligência artificial tem como vantagem oferecer recursos que tornam o atendimento mais humanizado, mesmo com o uso de robôs e assistentes virtuais. Assim, os clientes se sentem próximos ao ver suas demandas solucionadas através de uma linguagem personalizada e única. Essa relação amigável gera satisfação e aumenta as chances de fidelização.

Histórico de informações

Com a centralização de dados, as tecnologias de fala conseguem manter todo o histórico de conversas com o cliente. Dessa forma, independente do canal de comunicação, a conversa estará detalhada, o que otimiza o tempo do atendimento e evita a repetição de informações. 

Redução de custos

Com os atendimentos múltiplos e otimizados que as tecnologias de fala proporcionam, aumenta-se a produtividade e disponibilidade de atendimento, podendo ser 24×7, e a empresa consegue reduzir os gastos com atendentes humanos. Além disso, diminui-se as chances de falhas, que muitas vezes resultam em custos extras. 

Atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel é uma ótima vantagem, pois faz a integração de todos os meios de comunicação da empresa em uma única plataforma. Dessa forma, as demandas não se perdem e o cliente consegue entrar em contato com o canal que achar melhor. Independente da escolha, o histórico do atendimento é unificado no sistema.
Sua empresa deseja fidelizar os clientes com um atendimento eficiente, de qualidade e centralizado? Baixe nosso infográfico e saiba como uma central de telefonia IP em nuvem pode auxiliar.

fidelização de clientes

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia!

Prometemos que não enviaremos SPAM, muito menos compartilharemos suas informações :)