Uma comunicação com qualidade e eficiência é cada vez mais uma vantagem competitiva, tendo em vista que os clientes buscam por empresas que ofereçam um atendimento ágil. O PABX virtual é uma inovação que facilita o trabalho dos profissionais, possibilitando uma comunicação de alto nível, digital e otimizada. 

Assim, os atendimentos são feitos com excelência, aumentando a produtividade da equipe e a satisfação dos clientes.

Neste artigo, explicamos o conceito de PABX virtual, como ele funciona, quais são os seus principais recursos e os benefícios de utilizar essa tecnologia na rotina de atendimento da sua empresa. Confira!

O que é PABX virtual?

O PABX virtual ou  Central Telefônica Digital é um sistema de telefonia que funciona em nuvem. Assim, é possível que um único número central (VoIP) tenha diversos ramais sem que seja preciso a solicitação de novas linhas.

Essa linha central faz a gestão das ligações da empresa e as transferências para os ramais específicos, otimizando o tempo de atendimento e aumentando a eficiência do contato. Por ser digital, ele é um software 100% na nuvem, com instalação pela internet. O PABX virtual é uma evolução do tradicional.

O PABX tradicional ou Troca Automática de Ramais Privados se diferencia em alguns  aspectos do virtual. Ele precisa de equipamentos para serem instalados junto ao telefone e internet, necessitando de uma infraestrutura na empresa. Com isso, o custo com manutenções constantes também é necessário.

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Como funciona o PABX virtual?

Como citamos anteriormente, o PABX virtual funciona 100% em nuvem na modalidade SaaS, ou seja, a empresa não precisa ter centrais de telefonia física e equipamentos. Ele faz a integração dos setores da organização, permitindo uma comunicação eficiente. 

Assim, a empresa consegue manter a equipe alinhada e produtiva, aumentar a experiência de atendimento e gerar satisfação dos clientes. São inúmeros os recursos oferecidos pelo PABX virtual. A seguir, listamos os principais.

Filas de atendimento

Um recurso muito necessário para manter os clientes aguardando é a fila de espera para atendimento. Assim, eles não precisam ligar diversas vezes até conseguirem se comunicar, o que acabaria gerando um nível maior de insatisfação.

Gravação de chamadas

A gravação de chamadas é essencial para o monitoramento dos atendimentos, principalmente em call center. Assim, os gestores conseguem acompanhar o desempenho dos atendentes, ter informações armazenadas e garantir a segurança tanto da empresa quanto dos clientes.

Relatórios detalhados

Relatórios são fundamentais para fazer uma gestão eficiente com dados e informações precisas. Dessa forma, os gestores conseguem analisar, através de indicadores, as ações que geram resultados positivos e também identificar falhas que necessitam de correções. Os relatórios também auxiliam nas tomadas de decisões.

Vantagens do PABX virtual

Para se destacar em meio a tantos concorrentes, oferecendo um atendimento personalizado com uma experiência única ao cliente, é fundamental ter o PABX virtual como aliado. A computação em nuvem vem crescendo e se tornando uma grande aliada nos negócios. 

Uma pesquisa aponta que 50% das organizações devem utilizar o cloud computing até 2026. Isso mostra que as empresas buscam inovações tecnológicas para obter maior eficiência. Com isso, o desempenho da equipe aumenta e os processos passam a ser mais otimizados. São várias as vantagens de ter o PABX virtual. Confira as principais abaixo.

Redução de custos

Com um funcionamento 100% em nuvem, o PABX virtual reduz custos operacionais, tendo em vista que não é necessário ter uma estrutura, equipamentos e gastos com manutenção. O uso da tecnologia Voip também ajuda na diminuição de custos com ligações.

Gestão de pessoas e processos

O PABX virtual permite aos gestores um acompanhamento preciso de cada etapa dos processos e do desempenho da equipe. Dessa forma, é possível fazer uma gestão eficiente, identificando falhas e fazendo ações corretivas com agilidade e tomando decisões assertivas. Tudo isso através de relatórios, monitoramento e integração de dados.

Comunicação completa

Para ter otimização nos atendimentos e oferecer uma comunicação com agilidade e qualidade, é importante ter um sistema completo com diversos recursos. O PABX virtual oferece ramais virtuais, chats, URA personalizada, fila de espera, gravação de chamadas, voz sobre IP, entre 

outros.

Integração

Contar com PABX virtual a integração de plataformas como CRMs e ERPs em um único ambiente, permitindo uma gestão completa para melhorar o atendimento ao cliente e a comunicação corporativa.

Escalabilidade

Com a plataforma, é mais fácil e prático disponibilizar novos ramais e pontos de atendimento. A utilização em smartphones, notebooks e tablets também é possível.

Essa opção faz com que o usuário use seu ramal também fora da empresa, em momentos em que estiver realizando uma visita comercial ou quando existir a necessidade de trabalhar em ambientes remotos, expandindo o atendimento.

Conclusão

Todas essas vantagens são essenciais para o crescimento da produtividade e qualidade do atendimento e consequentemente, da satisfação e fidelização dos clientes. Assim, é possível aumentar a lucratividade do negócio e se destacar no mercado.

Uma central de telefonia IP em nuvem é uma excelente tecnologia para conquistar cada vez mais os clientes. Ela oferece recursos e benefícios bem direcionados para a estruturação de um atendimento de excelência.

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