Os dados de uma empresa são cada dia mais importantes para todos os processos, principalmente para uma gestão mais assertiva. As soluções on premise e cloud são estruturas distintas mas que oferecem a segurança necessária para os dados. E como saber qual é a ideal para o seu negócio?
Neste artigo, explicamos o conceito de telefonia on premise, o que é a telefonia cloud, a diferença entre essas duas soluções e as principais vantagens de cada uma. Assim, é possível entender qual é a mais adequada para a sua empresa. Confira!
O que é a telefonia on premise?
A telefonia on premise é uma solução de armazenamento de dados onde toda a estrutura está no próprio ambiente de trabalho (espaço físico). Ou seja, é um sistema configurado para que a organização mantenha a sua infraestrutura de TI por perto, gerenciando e monitorando as informações.
A solução faz a integração de todos os dados e informações da empresa em um único local, facilitando a rotina dos gestores e colaboradores. Ela também permite a personalização de acordo com as necessidades da organização.
Por ser instalado fisicamente, o sistema on premise tem um maior gasto para a organização e necessita de profissionais qualificados para gerenciar a infraestrutura e de todas as operações.
O que é a telefonia cloud?
A telefonia cloud permite que a empresa utilize o serviço em nuvem através de uma plataforma, de maneira terceirizada e sem a necessidade de infraestrutura local.
É uma forma mais prática e com baixo custo, tendo em vista que a organização contrata o serviço de armazenamento de acordo com as suas necessidades financeiras. Ela é um meio prático e eficiente de gerenciamento, pois permite que a equipe tenha acesso ao sistema de qualquer aparelho e lugar.
Segundo estudo da Gartner Group, serviços baseados em nuvem estão entre as 10 tendências tecnológicas de maior destaque no ano de 2023. O levantamento colocou como base de decisão, três pilares: dimensão, pioneirismo e otimização.
São muitos os motivos para que a telefonia IP em nuvem esteja entre as principais tendências tecnológicas. Por ser utilizada de forma 100% digital, a empresa elimina a necessidade de uma infraestrutura de telefonia, e até profissionais, fazendo o monitoramento e gestão das operações online.
A plataforma é responsável por cuidar de toda a parte técnica, incluindo manutenção, atualização e segurança das informações.
A empresa que contrata a telefonia IP cloud precisa se preocupar apenas em ter internet pois todas as outras ações são executadas com precisão pelo provedor terceirizado. E sempre que for necessário um upgrade do serviço, o fornecedor oferece planos mais abrangentes.
Leia também: O que uma solução de telefonia em nuvem precisa ter para atender sua empresa?
Qual a diferença entre on-premise e cloud?
Ao definir qual o melhor meio de armazenar e processar os dados, a empresa precisa estar alinhada com os seus propósitos, necessidades e também suas finanças.
Por isso, a escolha da solução on premise ou cloud é particular para cada organização, independente do setor e porte.
Para auxiliar nos questionamentos sobre ambas as soluções, listamos a seguir, as principais diferenças entre o sistema nuvem e o on premise. Confira!
On Premise | Cloud |
Necessita de espaço físico | 100% online, através de um provedor |
Gastos com hardware de servidor, manutenção, equipamentos, entre outros | Apenas o gasto com os recursos utilizados. Os provedores oferecem diversos planos |
Se for preciso maior capacidade de armazenamento, é necessário gastos extras com softwares, hardwares e equipe | Se for preciso maior capacidade de armazenamento, basta fazer um upgrade para um plano mais abrangente |
Necessita medidas e recursos de segurança local | Provedor precisa oferecer recursos de cibersegurança |
Empresa precisa estar alinhada com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) | O provedor precisa estar alinhado com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) |
On premise ou cloud: vantagens
Agora que listamos as principais diferenças entre o sistema on premise e nuvem, o próximo passo é detalhar as vantagens que cada uma dessas soluções oferecem. Assim, sua empresa consegue definir com assertividade qual atende mais aos requisitos organizacionais.
On premise
- Personalização dos recursos do sistema;
- Controle total sobre o sistema;
- Os dados permanecem na instalação da empresa.
Cloud
- Uso 100% online e de qualquer lugar;
- Segurança de dados;
- Baixo custo de investimento;
- Escalabilidade;
- Tecnologia de ponta.
Gostou deste conteúdo e deseja melhorar a forma como a sua empresa se comunica? Baixe o nosso e-book e conheça a Cloud Canal, a telefonia IP em nuvem que vai elevar o nível do seu negócio.