A telefonia sempre teve um papel fundamental na comunicação entre empresas e clientes. Mesmo nos dias atuais, com novas ferramentas, a base da comunicação ainda passa pelo telefone. Atualmente, as soluções IP empregadas nas ferramentas de comunicação corporativa permitem que métricas e funcionalidades sejam utilizadas como recursos auxiliares na gestão da comunicação. Desta forma, a qualidade e assertividade desse recurso podem ser trabalhadas constantemente e de forma estratégica nas empresas.
O PABX (do inglês Private Automatic Branch Exchange), cuja tradução significa Troca Automática de Ramais Privados, tem como função principal interligar ramais e troncos (linhas) analógicos e/ou digitais, e está presente há bastante tempo nas empresas. Com a evolução tecnológica, novas funcionalidades foram acrescentadas, e esses equipamentos precisaram ser aprimorados. Com a adoção de recursos como o VoIP, foi necessário integrar o PABX as novas tecnologias, surgindo as centrais telefônicas híbridas, que integram as tecnologias analógica, digital e IP. Neste post, apresentamos as principais diferenças entre as centrais híbridas e soluções IP 100%.
Centrais Híbridas
O PABX híbrido surgiu quando a tecnologia VoIP se tornou popular. Os PABX tradicionais não possuem suporte a soluções IP. Porém, por meio de módulos, é possível adicionar placas de comunicação para ramais analógicos e troncos de comunicação com as operadoras. Os troncos são portas de comunicação, que permitem que o PABX seja conectado a uma operadora de telefonia. Essas portas podem ser analógicas (linhas comuns) ou digitais (E1/DDR).
Para acrescentar a funcionalidade de comunicação IP nos PABXs tradicionais, foram adicionados módulos que fazem a conversão do sinal analógico para rede de dados. Através desse módulo é possível se conectar a um provedor VoIP, e utilizar ramais IP por meio do protocolo SIP. A principal vantagem das soluções híbridas é o custo de implantação, inferior aos de soluções IP. Porém, vinculado a esse custo estão uma série de limitações: Por se tratar de uma solução baseada em hardware, a capacidade de expansão é limitada. O número de ramais, troncos e funcionalidades possuem um limite pré-definido, reduzindo a escalabilidade. As integrações com software e personalização de funcionalidades são praticamente inexistentes. Assim, a central híbrida pode ser adequada para uma filial ou unidade remota, desde que integrada a uma solução IP da matriz.
Soluções IP 100%
A principal diferença entre soluções 100% IP e as centrais híbridas é que as soluções IP são totalmente baseadas em software, enquanto as centrais híbridas são analógicas com recursos adicionais. As soluções IP não dependem de hardware, a plataforma pode ser instalada em um servidor dedicado, ou disponível na nuvem. Utilizando gateways, é possível acrescentar ramais e troncos analógicos à plataforma IP, mantendo todas as funcionalidades e recursos. Destacam-se características importantes como a mobilidade de comunicação, escalabilidade e customização. A mobilidade permite que o ramal esteja em qualquer lugar, basta ter acesso à internet. Como não depende de limitações de hardware, a mesma plataforma pode atender a 10 ou a 1000 ramais, sem necessidade de novos investimentos. Conforme apresentamos no post “O que é CTI e como ele pode ampliar o meu software”, a plataforma de comunicação IP (PABX IP ou Gateway Multiserviços) permite a completa integração com recursos de softwares, utilizando funcionalidades da telefonia acrescentando diferenciais ao sistema.
A opção por utilizar uma central híbrida ou soluções IP irá depender da complexidade e exigência do projeto. É importante que as limitações sejam levadas em consideração, principalmente quando se fala em crescimento e novas funcionalidades. Uma solução de baixo custo pode ter um ciclo de vida curto, exigindo novos investimentos em pouco tempo. Caso deseje conhecer mais sobre as soluções de comunicação IP da Canal Telecom deixe seu comentário que em breve entraremos em contato.
Crédito de imagem: CC/ladogatelekom