Atualmente, as pessoas estão cada vez mais exigentes quando o assunto é atendimento ao cliente. Ter ferramentas que auxiliam em uma comunicação mais eficiente e otimizada é a chave para o sucesso. O agente digital é uma tecnologia estratégica para empresas que desejam manter uma relação de proximidade e fidelização com os seus consumidores.
Neste artigo, explicamos o conceito de agente digital, suas principais funcionalidades e quais os principais benefícios de investir nessa tecnologia para obter sucesso no seu negócio. Confira!
O que é um agente digital?
O agente digital é uma tecnologia robotizada que se assemelha a uma comunicação humanizada. Ele é capaz de fazer atendimentos com rapidez, mas sem perder a qualidade. É uma forma estratégica de manter os clientes mais próximos da empresa e se sentirem seguros. A automatização é feita por diversos canais, como:
- Chat;
- Telefone;
- SMS;
- E-mail;
- WhatsApp;
- Redes sociais
- Site.
O agente digital torna os atendimentos mais dinâmicos, aumenta a escalabilidade, diminui o tempo de espera e soluciona demandas com praticidade. Estruturado com inteligência artificial, ele é capaz de conversar de forma muito próxima a um atendente físico.
Com ele, é possível oferecer uma comunicação personalizada com o cliente devido a sua capacidade linguística e os mapas mentais, que detectam as perguntas e frases com dinamismo. Uma das qualidades dessa ferramenta é a facilidade em manter uma linguagem bem direcionada ao perfil do cliente, oferecendo uma experiência digital precisa.
Baixe nosso infográfico: Como a telefonia IP em nuvem pode ajudar na fidelização de clientes
Como funciona um agente digital?
O agente digital consegue fazer a identificação da demanda do cliente por voz, através de tecnologias de fala, o que o torna uma ferramenta eficiente e possibilita a execução de atendimentos simultâneos. O foco dessa ferramenta é facilitar o atendimento, solucionando questões mais simples.
Assim, os atendentes conseguem focar em demandas mais difíceis e que exigem maior atenção. O agente digital é um aliado para empresas que desejam oferecer uma comunicação precisa, ágil e que gera resultados positivos.
A pesquisa Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, aponta que organizações que utilizam robôs no atendimento, conquistam satisfação dos clientes, diminuem gastos e aumentam as vendas.
Isso mostra a importância de investir nessa tecnologia para elevar o nível do negócio e se destacar no mercado. Entre as principais funcionalidades que essa ferramenta oferece, podemos citar:
- Executar tarefas básicas (SAC, cobrança, vendas, agendamentos, etc);
- Fazer atendimentos simultâneos mantendo a eficiência;
- Fazer atendimento 24/7 (24 horas por dia e 7 dias da semana);
- Coletar dados dos clientes;
- Centralizar informações.
Por que investir em um agente digital para sua empresa
O agente digital é uma ferramenta que oferece uma experiência completa e personalizada ao cliente, fazendo com que a empresa se destaque no mercado pela qualidade no atendimento. Implementar essa tecnologia traz inúmeros benefícios, como os que listamos abaixo.
Aumento da produtividade
Por fazer atendimentos de forma simultânea, o uso do agente digital possibilita solucionar um maior número de demandas. Além disso, otimiza o trabalho dos colaboradores, que passam a focar em atendimentos mais complexos e que precisam de maior atenção. Com isso, aumenta-se a produtividade e, consequentemente, os lucros.
Elimina o tempo de espera
Por ser um atendimento robotizado e simultâneo, o agente digital elimina o tempo de espera do cliente para as demandas mais simples. É uma ótima vantagem, pois soluciona as demandas em minutos, evita filas de espera e a transferência para vários atendentes, aumentando a satisfação dos consumidores.
Aumenta a satisfação e fidelização do cliente
Com a agilidade que um agente digital executa os atendimentos e sem perder a qualidade, as necessidades dos clientes são solucionadas com maior eficácia. Mesmo com uma comunicação automatizada, é possível manter a humanização, o que gera mais proximidade. Com isso, o nível de satisfação e fidelização aumenta.
Coleta de Dados
Os agentes digitais podem coletar dados das principais solicitações, identificando quais são as dúvidas recorrentes dos clientes para definir as melhorias a serem realizadas. Lembrando que a coleta deve ser realizada respeitando a lei de proteção de dados, de forma segura para fins específicos.
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