O atendimento automático é usado por diversas empresas que buscam potencializar os seus resultados e melhorar a comunicação da empresa. Isso é possível porque a automatização garante praticidade e agilidade na rotina de trabalho.

No entanto, é preciso ter muito cuidado para utilizar as ferramentas adequadas e configurar o atendimento automático de modo a favorecer a qualidade do serviço prestado e não gerar frustrações ou falhas. 

Ninguém quer ligar para resolver um problema e ficar preso em um atendimento automático sem solução. Por isso, é importante conhecer bem os recursos antes de implementá-los. Neste conteúdo você irá entender o que é o atendimento automático, quais as formas de automatização, além de motivos para implementar na sua empresa.

Se você quer saber mais e ainda conhecer a solução de telefonia IP que pode proporcionar o atendimento automático, continue a leitura!

O que é e qual a importância do atendimento automático?

O atendimento automático é a opção de oferecer o serviço sem a intervenção humana. Isso significa que uma solução tecnológica será responsável por prestar o atendimento. Normalmente é usado para resolução de questões mais simples, coleta de dados ou registro de reclamações, por exemplo. 

Pode ser implementado em qualquer tipo de negócio que realiza atendimento, promovendo uma melhora na produtividade e na experiência do cliente. Nesse contexto, é válido notar que o consumidor está sempre atento à qualidade do atendimento e tende a comprar mais de empresas que prezam pela excelência.

Como automatizar o atendimento na sua empresa?

Existem diversas formas de fazer o atendimento automático, mas as principais são:

Chatbots 

Software capaz de gerenciar a troca de mensagem, o chatbot pode ser configurado por diretrizes programadas ou inteligência artificial. Em ambos os casos, o cliente interage com a ferramenta por meio de aplicativos de mensagem ou sites e recebe uma resposta automática e instantânea. 

Autoatendimento com URA

URA é a sigla para Unidade de Resposta Audível e corresponde ao autoatendimento via ligação telefônica. São gravações que ajudam a direcionar o atendimento, muito comum na ligação para operadoras, por exemplo. Deve ser implantado com atenção para uso adequado e estruturado.

Ao considerar essas soluções para o seu negócio, lembre-se de optar por um atendimento omnichannel. Esse formato de atendimento centraliza toda comunicação realizada. Ou seja, todos os canais utilizados pela empresa podem ser acompanhados em um único lugar. Desse modo, há mais controle, segurança e facilidade para gerir o processo de atendimento. 

5 motivos para implementar o atendimento automático

O atendimento automático é uma ferramenta que pode trazer benefícios tanto para a empresa e seus colaboradores quanto para os clientes, proporcionando mais assertividade e praticidade na comunicação. 

Veja 5 motivos para investir na solução:

1. Agilidade no atendimento

A agilidade é um dos pontos-chave para um atendimento de qualidade, afinal, o cliente quer resolver logo o seu problema. Com a automatização, tudo fica mais fácil e o cliente tem as respostas que deseja em poucos minutos, a qualquer momento que entre em contato. 

Leia também: Como melhorar o tempo  médio de atendimento

2. Aumento da eficiência

Pense em quantas questões simples como emissão de boleto, cancelamentos, dados de protocolo, entre outras, poderiam ser resolvidas sem a necessidade de um atendimento humano. Com um atendimento automático, a equipe pode focar em prestar assistência às questões mais complexas, melhorando a produtividade e a eficiência. Reduzindo o tempo médio de atendimento (TMA)

3. Profissionalização do negócio

A imagem que a sua empresa passa ao público influencia diretamente a decisão de compra. Nesse sentido, apresentar um atendimento automático, eficiente e com a qualidade desejada é essencial para aumento da credibilidade e do poder da sua marca.

4. Satisfação dos colaboradores

A automatização torna o fluxo de trabalho muito mais tranquilo, aumentando o bem-estar dos colaboradores. Além disso, contar com ferramentas como relatórios gerenciais permite uma análise clara dos resultados, possibilitando mudanças que gerem motivação e melhoria contínua.

5. Melhora na experiência do cliente

Se tem algo que o cliente valoriza é a experiência vivida na empresa. Prova disso é a pesquisa da PwC, que mostra que 89% dos brasileiros apontam a experiência como um fator importante na decisão de compra. Ou seja, quanto mais você investir nesse quesito, melhor será o lucro do seu negócio.

Bônus: Atendimento 24/7

Possibilidade de fornecer um atendimento disponível 24 horas por dia. Com a automatização é possível resolver situações simples fora do horário comercial e realizar um pré-atendimento para manter o contato com o cliente.

Conheça as soluções de telefonia IP Cloud Canal

Agora que você já conhece as formas e as vantagens do atendimento automático, que tal conhecer a solução de telefonia IP que oferece funcionalidades que automatizam o atendimento e vão além? A Cloud Canal preparou um e-book completo para você saber tudo sobre o assunto.

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