As soluções IP permitem muitas formas de gerenciamento e monitoramento do ambiente de telefonia de uma empresa, por meio do sistema de gravação, senhas para ramais, permissões para cada usuário, entre outras. Uma dessas maneiras é a funcionalidade blacklist, presente nas soluções da Canal Telecom, que bloqueia a realização de chamadas para determinados números indesejados ou o recebimento de ligações desses números.
E que ligações seriam essas que precisariam ser incluídas na blacklist? Isso depende muito do tipo de chamadas que cada empresa gostaria de bloquear. Podem ser, por exemplo, números de telemarketing ou mesmo provenientes de trotes frequentes, entre outros. Atender a essas chamadas interrompe as atividades dos colaboradores e pode gerar custos desnecessários, principalmente em áreas como ouvidoria, callcenter e vendas por telefone, que precisam estar com as linhas disponíveis para atendimento de chamadas.
Além disso, essas ligações podem gerar estresse nos colaboradores e diminuir a produtividade. Vale lembrar que a funcionalidade blacklist pode ser ativada e desativada a qualquer momento, por isso também pode ser utilizada em situações passageiras, em que o recebimento de ligações pode ser desnecessário, como, por exemplo, em reuniões. Essa ação pode evitar pausas desnecessárias e consequente desperdício de tempo.
Cuidados com o uso da blacklist
Por ser uma solução que tem por objetivo evitar o contato de alguns números externos com pessoas da empresa, a utilização da blacklist deve ser realizada com atenção. O procedimento normalmente utilizado para montar uma lista de números que os usuários gostariam de bloquear é feito quando são descritos os números a serem bloqueados, a razão do bloqueio e por quanto tempo deverão permanecer bloqueados. Este tipo de controle deve ser executado pelo gestor da plataforma de comunicação IP, e tem por finalidade evitar transtornos com ligações indesejadas, com a razão bem explicada.
Como funciona a blacklist
Na solução da Canal Telecom, a blacklist funciona da seguinte forma:
1° – O gestor ou usuário com permissão de acesso a funcionalidade define a blacklist com os números a serem bloqueados;
2° – A partir do momento em que a lista é cadastrada na solução PABX IP da Canal Telecom, a funcionalidade começa a identificar e filtrar as ligações recebidas. Quando o número que está ligando coincide com o cadastrado na blacklist, a ligação é derrubada automaticamente.
Se o gestor quiser monitorar a quantidade de vezes que houve a tentativa de realização dessas chamadas, para conferência ou outro motivo qualquer, o sistema pode fornecer esses registros.
Você acredita que essa funcionalidade poderia ser auxiliar no ambiente de telefonia de sua empresa? Se quiser conhecer mais funcionalidades das soluções da Canal Telecom, acesse nosso site.
Crédito de imagem: CC/Clker