Cada vez mais o mundo está integrado, compartilha, utiliza, cria e fornece novos produtos e serviços de maneira fácil e sem restrição de distância. Esta capacidade de integração em grande parte ocorre por conta de ferramentas de comunicação IP, as quais no final da década de 90 ganharam força com empresas de tecnologia trabalhando no desenvolvimento de aplicações de telecom para facilitar a comunicação e agilizar processos organizacionais.
Dentro deste cenário, a Canal Telecom e suas soluções tornaram possível a comunicação integrada entre empresas e clientes, fortalecendo negócios e permitindo o desenvolvimento de novas funcionalidades para atender a demandas. Com vários cases em diferentes setores, as soluções PABX IP e Gateway Multiserviços da Canal Telecom garantem a qualidade e disponibilidade do serviço oferecido. Lendo este post você entenderá como a comunicação IP pode contribuir para uma maior agilidade e produtividade da sua empresa.
Ambientes integrados com a comunicação IP
Todo ambiente de telefonia pode ser atendido por uma solução de comunicação IP como o PABX IP da Canal Telecom, basta apenas haver demanda e ter uma estrutura pronta para receber esta tecnologia. Foi por meio da identificação de novas demandas e necessidade de novas funcionalidades que diversas empresas optaram por adotar a comunicação IP e suas facilidades. Abaixo estão descritas algumas empresas de diferentes setores que optaram por ter uma comunicação IP integrada e utilizar o PABX IP da Canal Telecom.
Setor de indústria: Cecrisa
A Canal Telecom atende a empresa Cecrisa fornecendo a solução PABX IP para 100% do ambiente de telefonia, integrando matriz, unidades industriais e regionais de vendas em várias capitais. A necessidade de atualização da solução de comunicação surgiu quando foi identificado que a solução utilizada anteriormente já não atendia mais as necessidades que o ambiente demandava. Para a escolha de um novo fornecedor e execução do projeto de migração para a telefonia IP, a Cecrisa optou por selecionar uma solução de comunicação IP que lhe disponibilizou modernização, controle e redução de custos.
Após ser definida como fornecedora da solução de comunicação IP para o ambiente da Cecrisa, a implantação da solução PABX IP da Canal Telecom atendeu mais de 2.400 colaboradores e 250 representantes. Dentre os benefícios obtidos podemos destacar o custo zero em comunicação entre matriz, filiais e representantes, centralização de relatórios gerenciais, automatização do atendimento e integração com o SAC.
Saiba mais sobre este case assistindo este vídeo: Case Cecrisa
Setor de transportes: Viação Catarinense
A empresa Viação Catarinense antes da chegada da Canal Telecom ao seu ambiente utilizava uma estrutura parcial de solução IP. Após um novo gestor assumir a área de TI, o responsável identificou a necessidade de atendimento das demandas existentes no ambiente de telefonia e juntamente com a Canal definiu e implantou um projeto para consolidar o conceito de telefonia IP na empresa, adicionando novas funcionalidades e atendendo as necessidades existentes.
Quando a Canal Telecom iniciou atendimento ao ambiente de telefonia da Viação Catarinense, a empresa já contava com mais de 350 ônibus em sua frota, 1.200 colaboradores e atuava nas regiões de SC, PR, SP e PAR (Paraguai).
Para atender a Viação Catarinense foram utilizados o Gateway Multiserviços e o Shaper Canal Telecom. O Gateway Multiserviços atendeu a estrutura que já existia e ainda forneceu capacidade de aprimoramento da telefonia, ampliando os recursos para unidades remotas e postos de vendas de passagens e cargas. O Shaper por sua vez foi utilizado para garantir a qualidade da voz e segurança no tráfego das informações.
Alguns dos benefícios obtidos com a utilização das soluções implantadas foram:
– Integração da matriz e unidades
– Centralização da telefonia e controle dos recursos
– Redução de custos
– Controle e agilidade com o desenvolvimento personalizado de uma solução de URA e fila de atendimento para o suporte técnico interno
Confira aqui o case da Viação Catarinense!
Setor tecnológico: Parque Tecnológico Órion
O Parque Tecnológico Órion é o primeiro de 13 parques propostos pelo governo catarinense.
Inaugurado em agosto de 2016 em Lages, o Órion utiliza como solução de telefonia IP o PABX IP da Canal Telecom, proporcionando disponibilidade do sistema através de equipamentos de ponta, mobilidade e escalabilidade ao ambiente.
Ao entender que a Canal Telecom tem todos os requisitos necessários para fornecer as soluções previstas para o ambiente, a solução PABX IP foi implantada para possibilitar a comunicação do Órion e as 40 empresas que estarão incubadas no prédio. A utilização da solução PABX IP possibilitou integração da comunicação, controle dos recursos de telefonia dividido por centros de custos/empresas e utilização de todas as demais funcionalidades fornecidas.
Veja mais sobre este case aqui!
Outras possibilidades
Outra demanda atendida é a possibilidade de autenticar um ramal remoto necessitando apenas de um ponto de internet. Isso facilita a utilização dos recursos de comunicação para pessoas que trabalham remotamente. Para este tipo de demanda podem ser utilizados softphones, ATAs ou telefones IP.
Atividades facilitadas com a utilização de ramais remotos:
– Home office
– Contato com fornecedores
– Utilização do ramal em viagens
Outros benefícios possíveis de serem obtidos com a adoção de uma plataforma de comunicação IP no ambiente empresarial é a redução de custo com manutenções do sistema, migração física dos end points facilitada e a fácil personalização de comandos usados diariamente (facilita a adaptação do usuário a nova solução).
Controles e indicadores de qualidade
Ter uma solução de comunicação IP operando no ambiente de telefonia é apenas uma parte do serviço necessário para manter a comunicação 100%. A utilização de controles e indicadores de qualidade no ambiente empresarial são úteis para identificar se os requisitos definidos inicialmente no projeto estão atendendo a proposta, e também para limitar ou liberar o acesso a recursos para os usuários ou setores com base em suas funções e necessidades. O ambiente de comunicação IP tem muitos controles e indicadores de qualidade para serem medidos, abaixo descrevemos alguns deles e suas importâncias:
Percentual de ligações recebidas x ligações atendidas
Quanto menor for o número de ligações perdidas, maior será o índice de ligações atendidas. Em setores de contato direto com o cliente esta é uma métrica importante e deve ser acompanhada constantemente. Um alto nível de ligações perdidas pode significar sobrecarga da equipe, erro na definição do fluxo de chamadas ou problema com a solução de telefonia utilizada.
Percentual de disponibilidade do sistema
A disponibilidade do sistema impacta diretamente na comunicação em todas as áreas da empresa. Sempre que a comunicação sofre uma interrupção, prejuízos podem ocorrer. Paradas inesperadas podem ser evitadas utilizando uma solução dimensionada corretamente ao ambiente que será atendido e também contando com um fornecedor que domine a solução fornecida, que tenha experiência na área e que possa contar com um suporte especializado com profissionais capacitados.
Medição do consumo realizado por usuário ou setor (centro de custos)
Ter a medição do consumo definida por usuário e setores da empresa permite ao gestor ter uma visão mais ampla sobre qual área tem maior consumo, quais tipos de ligações são mais utilizadas (ligações locais, longa distância ou móvel) e qual a real necessidade de utilização destes recursos nas áreas identificadas. Liberar ou não para todos a utilização dos recursos de comunicação pode significar um alto valor no custo mensal da telefonia para a empresa.
Gravação parcial ou total dos ramais e controle dos arquivos gerados
As soluções de comunicação IP da Canal Telecom garantem a gravação e armazenamento dos arquivos em servidor ou em mídia removível. Ter a capacidade de gravar e acessar os arquivos é uma forma de poder realizar auditoria sobre os atendimentos prestados, passar treinamentos de melhoria para a equipe de atendentes que está sendo gravada e também garantir a segurança da empresa e clientes quando negociações são realizadas. A plataforma de comunicação IP fornecida pela Canal garante ainda acesso limitado aos arquivos, o gestor define quem e o que cada usuário pode acessar.
Controle de permissão de ligações
Realizar o controle de permissões de ligações é útil ao gestor para controlar qual tipo de recurso de comunicação cada usuário pode consumir. Este controle de ligações pode ainda estar associado a uma senha, ou seja, independente do ramal que for utilizado o usuário será sempre identificado e as ações realizadas serão registradas para posterior consulta.
Controle de distribuição de chamadas
O controle de distribuição de chamadas é um fator importante para o responsável pela telefonia, pois possibilita a definição do fluxo de chamadas realizadas e recebidas. Ter este controle auxilia as métricas de atendimento de ligações a não caírem e maximiza a eficiência da solução de comunicação IP.
Quer saber como a Canal Telecom pode lhe ajudar a montar um projeto de comunicação IP de qualidade, que atenderá de forma dimensionada seu ambiente e possibilitará crescer funcionalidades e aplicações sem problemas? Clique na imagem abaixo e responda o questionário online! Vamos analisar as respostas e retornar contato para apresentar a você o que pensamos para seu ambiente!
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