Já abordamos aqui no blog a questão da integração entre computação e telefonia. Isso significa que é possível integrar a telefonia a inúmeros sistemas empresariais, principalmente ERPs e CRMs. Também falamos das múltiplas funções que essa integração proporciona às áreas administrativas de uma empresa, como consulta de informações, geração de relatórios, gerenciamento de usuários e até a criação de uma nova funcionalidade. Ou seja,por meio da telefonia, é possível ampliar as funções dos softwares. Mas, e a comunicação IP em operações? Para o chão de fábrica, essa integração é também interessante ou isso se aplica apenas aos setores administrativos?
A área operacional pode se beneficiar muito com a integração da comunicação com os softwares empresariais, tanto indiretamente quanto diretamente. Indiretamente quando esse processo beneficia outras áreas da empresa, já que os setores dentro de uma organização são sempre interligados. E diretamente quando a comunicação IP em operações impacta positivamente a área, como quando uma determinada região está sem água (no caso de uma empresa de abastecimento) e muitas ligações de um determinado bairro chegam ao SAC. Tendo a URA integrada com o software operacional, os supervisores já conseguem detectar que determinado local está com problemas e resolver a situação antes mesmo que o SAC lhes repasse o problema.
Outros benefícios da comunicação IP em operações
Geração automática de ligações
Se há algum problema na fabricação de um produto ou na execução de um serviço, a integração da comunicação IP em operações pode avisar os clientes, sem necessidade de um operador do SAC para atendê-los. Isso porque basta que o supervisor operacional avise ao SAC para gravar uma mensagem de aviso. Assim, o consumidor fica sabendo do ocorrido e da solução prevista sem precisar conversar com um atendente.
Envio de SMS
A integração da comunicaçao IP em operações pode fazer com que um supervisor de fábrica receba avisos automatizados relacionados a equipamentos industriais. Por exemplo, se um tanque estiver muito cheio, o software de automação capta essa anomalia, envia alerta para a plataforma VoIP, que envia um aviso ao celular do supervisor. Esse profissional, pode, inclusive, tomar uma decisão a distância, com comandos via celular.
Ponto a distância
Muitos profissionais da área operacional trabalham mais nas ruas do que dentro da própria fábrica. Muitas vezes, eles precisam ir até a empresa apenas para bater o ponto. Com o ponto eletrônico integrado à comunicação IP em operações, o funcionário não precisa ir até a empresa; basta realizar o procedimento do próprio celular.
Acesso a gravações
Muitas vezes, os supervisores de operações precisam ouvir as reclamações dos clientes exatamente como foram ditas para poderem resolver um problema. Com a integração da comunicação IP em operações, eles podem ouvir as reclamações para entender melhor as demandas dos consumidores de um produto ou serviço.
Toda essa integração proporciona muitos benefícios também à área operacional, além da área administrativa. Supervisores de fábrica têm toda uma liberdade de utilizar recursos dos softwares de gestão da empresa, aliados ao sistema IP, para uma melhor produtividade.
Quer saber mais sobre a integração da comunicação IP em operações? Envie um e-mail para a gente (canal@blog.canaltelecom.com.br) ou deixe suas dúvidas nos comentários abaixo!
Crédito de imagem: CC/graphicalbrain