A maioria das grandes empresas que oferecem telefonia IP aborda o conceito de comunicação unificada. Isso porque essas empresas utilizam ferramentas em um mesmo software, como telefonia fixa, telefonia móvel, videoconferência, monitoramento de presença de usuários, uso de ferramentas de CRM, e-mail e outras, melhorando a capacidade de colaborar e se comunicar nas organizações. A comunicação unificada permite, ainda, a melhoria do gerenciamento e da efetividade dessas ferramentas tecnológicas. Por outro lado, outras empresas de IP, principalmente as que atuam com softwares livres, trabalham com o conceito de comunicação integrada.
Mas o que vem a ser uma comunicação integrada?
Assim como a comunicação unificada, a comunicação integrada também atua de forma a sistematizar as funcionalidades da telefonia IP em uma única interface. Porém, como essas empresas que oferecem o serviço integrado atuam com softwares livres, utilizam mais de um software para gerenciar os aplicativos. No final, o resultado é o mesmo, porém com um custo extremamente mais baixo.
Claro que é preciso ser uma empresa de telefonia IP bastante experiente e confiável para realizar a implantação desse serviço, criando uma ótima integração entre os softwares para resultar em uma interface bastante amigável, de fácil uso e entendimento. O custo-benefício nesses casos é o que conta, e pequenas e médias empresas são as que mais se beneficiam da comunicação integrada, já que seu orçamento para a implantação de um projeto de telefonia IP é bem mais baixo do que o de grandes organizações.
Na comunicação integrada é também possível realizar customizações. Enquanto o software de uma empresa de telefonia IP gera mais de 50 relatórios, por exemplo, e o cliente não tem essa necessidade, pode-se customizar e fazer com que o sistema gere 10 relatórios bastante concisos, que o cliente realmente vai utilizar. Essa personalização pode também ser realizada com outras ferramentas.
Resumindo bem, a única diferença prática entre a comunicação unificada e a comunicação integrada em um projeto de telefonia IP é realmente o custo. Isso sem esquecer de que é preciso contratar uma empresa de muito gabarito para se chegar aos mesmos resultados que as grandes fornecedoras de telefonia IP. Se quiser saber mais sobre o assunto, comente abaixo que entraremos em contato!
Crédito de imagem: CC/geralt