Se você possui uma empresa desenvolvedora de softwares empresariais, é bom pensar em integrar telefonia IP ao sistema, o que pode agregar muito valor a seu produto. Essa integração permite que a telefonia troque informações com o seu software, dando inteligência ao processo de comunicação e facilitando a coleta de informações para o usuário da solução. Isso permite que integrações sejam realizadas, partindo do nível mais básico, como consulta simples a um banco de dados, e podendo evoluir para projetos de maior dificuldade e abragência, como a integração total com um software que possibilite a consulta de informações, geração de relatórios, gerenciamento de usuários e até mesmo o desenvolvimento de uma nova funcionalidade ou módulo.
Se essa integração é realizada de forma assertiva, por uma empresa já conceituada no segmento, existem oportunidades de abrir inclusive novas frentes de negócio. A redução de custos que essa parceria pode trazer é outra vantagem importante na escolha da empresa fornecedora do sistema de telefonia IP. Além disso, o acréscimo de diferenciais no sistema que integrar telefonia IP faz com que você saia à frente da sua concorrência e ofereça um adicional que os outros não têm.
Vantagens de integrar telefonia IP a um software empresarial
1. Maior alcance do software nos processos dos clientes
Integrar telefonia IP ao seu software permite que o sistema atue em novos processos dentro dos clientes. Quanto maior o número de processos em que o software puder se envolver, maior será o benefício percebido pelo cliente e maior será a possibilidade da empresa fornecedora da solução se destacar frente aos concorrentes.
2. Maior capacidade de customização
A adaptação a diferentes ambientes e necessidades é outro benefício de integrar telefonia IP a seu software. E a escolha de um parceiro que consegue se adaptar à sua realidade e a de seus clientes facilita o processo de elaboração e entrega de novas funcionalidades.
3. Maior alcance de mercado
Quanto maior a capacidade de adaptação, maior será o alcance da sua solução no mercado. A integração do software com uma solução de comunicação IP já em operação no mercado e com reconhecida qualidade percebida pelos clientes que atende pode facilitar a obtenção de novos potenciais clientes em diversos segmentos e novas regiões.
4. Adaptação para o conceito de ferramenta unificada
Integrar telefonia IP ao seu software como um módulo dentro do sistema que, por sua vez, pode ser integrado à outra solução, permite que o software seja caracterizado como uma ferramenta unificada.
5. Maior facilidade no desenvolvimento de novos módulos
Fazer a integração com uma empresa experiente no desenvolvimento e na implantação de soluções em comunicação IP facilita o desenvolvimento de nóvos módulos. Além disso, há economia de tempo e de custo, com equipe e recursos para aprendizado e desenvolvimento da solução.
Essas são somente algumas das inúmeras vantagens de se integrar telefonia IP a softwares empresariais. Outros benefícios incluem a ampliação do grau de maturidade do software, robustez, atendimento de novas expectativas dos clientes, alteração e melhoria de processos internos de atendimento, vantagem competitiva, customização da solução, etc. Importante lembrar que a escolha do fornecedor é o que irá garantir o sucesso da integração, possibilitando a redução de custos nessa implantação, redução de tempo de estudo, de elaboração do projeto, de desenvolvimento da solução e suporte, além da garantia da segurança do projeto.
Você gostaria de integrar telefonia IP a seu software? Envie um e-mail para canal@blog.canaltelecom.com.br ou escreva abaixo, nos comentários, que entraremos em contato.
Crédito de imagem: CC/MiroAlt