Ao falar de investimento em TI, um dos primeiros pensamentos da área financeira é: qual o ROI (return on investment ou retorno sobre o investimento) deste projeto? Este é um assunto sempre muito debatido quando existe o planejamento de investimento em um novo projeto, e a implantação de uma solução de comunicação IP não foge a regra. Isso ocorre pelo motivo de muitas vezes o esforço realizado para viabilizar a solução pensada para a comunicação IP da empresa nem sempre refletir ganhos financeiros mensuráveis como aumento no faturamento ou produção, entretanto vantagens como maior agilidade de equipes, facilidade no atendimento a clientes e disponibilidade do sistema são ganhos reais que causam impacto direto no resultado final da empresa. Para que se consiga uma medição mais real possível do retorno que será obtido com o investimento realizado, ao ser implantado um novo projeto como o de telefonia IP, além do tradicional cálculo do ROI = (receita-custo) / custo, a elaboração, definição e medição de indicadores de qualidade para acompanhar o impacto da solução é uma atividade que deve ser sempre realizada, isso permitirá aos responsáveis enxergar o que de fato foi melhorado e qual a contribuição do projeto com o resultado obtido pela empresa.
Ambientes empresariais são sempre muito distintos uns dos outros mesmo quando empresas de um mesmo segmento são comparadas. Tendo isso em mente, deve ser tomada como verdadeira a afirmação de que o resultado de uma solução de comunicação IP obtido em uma determinada empresa poderá sofrer variações em outro ambiente de produção com demandas, estrutura e realização de investimento em TI aparentemente iguais. Variáveis como tempo de implantação do projeto, pessoas envolvidas, políticas internas e demais fatores externos poderão acelerar ou diminuir o tempo necessário para obtenção dos resultados esperados.
Ao iniciar um projeto de telefonia IP, deve-se ter pensado o quanto alguns fatores mensuráveis e não mensuráveis irão contribuir para o resultado final da ação realizada. Pontos como maior capacidade de recepção de chamadas e melhor atendimento aos clientes, menor possibilidade de indisponibilidade do sistema, controle e economia de recursos de comunicação, são resultados que afetarão de forma positiva a análise do projeto e devem ser postos no papel, pois ajudarão você a mensurar o real valor da solução implantada para a empresa e o quanto ela estará contribuindo para melhorar índices de qualidade e metas de produção.
A comunicação IP em números
Sabe-se que a tecnologia de comunicação IP é utilizada mundialmente e cada vez mais sua adoção está tomando o ambiente empresarial mundo afora. A fim de fortalecer a ideia de que esta é uma tecnologia confiável para realização de investimento e que pode ser utilizada em seu ambiente de telefonia, vamos tornar mais clara sua visão frente a evolução que está ocorrendo. A seguir estão alguns números e informações (divulgados em material digital da AudioCodes, aqui) que mostrarão o status atual e futuro desta tecnologia no mercado.
- Até 2020 a utilização global de serviços de comunicação por meio da rede pública de telefonia comutada ou RPTC (em inglês Public switched telephone network ou PSTN) cairá 33%. Isso significa menor utilização do serviço de linhas fixas.
- A diminuição em 33% da utilização global de serviços de comunicação por meio da RPTC representa a contração de 900 milhões para 600 milhões de linhas fixas e expansão de 200 milhões para 450 milhões na utilização de linhas VoIP.
- Estima-se que em 2015 44% da receita global do serviço de linhas fixas era gerada por meio do segmento empresarial o qual representava 27% do número total de utilização deste serviço.
As informações acima descritas, nos permitem a visualização de que a atualização tecnológica da comunicação no mercado corporativo é algo real e gradualmente está sendo realizada em nível global. O crescimento gradativo mostra o quão confiável é o serviço de telefonia IP e o quanto é importante ter controlado os custos relacionados aos serviços de comunicação já que conforme os dados apresentados, apenas 27% do total consomem mais que a maioria de utilizadores dos serviços de linhas contratadas.
Problemas que podem interferir o alcance e realização do ROI em projetos de TI
Abaixo estão algumas explicações dos motivos que levam gestores a não conseguirem atingir o ROI esperado ou erroneamente não realizarem o cálculo para obter o tempo de retorno sobre o investimento em TI realizado:
– A equipe ou o gestor do projeto negligenciam a necessidade do cálculo de ROI por acharem desnecessário este tipo de ação para uma solução que de acordo com suas expectativas atenderá de forma satisfatória os requisitos elencados e retornará resultados positivos para a empresa.
– Não saber as áreas que o projeto irá impactar e qual o valor em ter esta solução em operação para os setores dependentes.
– Dificuldade em levantar riscos que podem interferir no projeto.
Como defender seu investimento em TI
Ao ser considerada a necessidade em ser realizado um novo investimento em TI para a implantação de uma nova solução de telefonia IP, a justificativa do investimento e defesa do retorno que o projeto irá possibilitar, são argumentos que devem ser elaborados levando em conta fatores como: maior capacidade de comunicação interna entre equipes e externa com o cliente, maior velocidade para resolução de problemas, melhor controle sobre os recursos de comunicação, etc. Justificar o investimento em TI tendo como base as melhorias que serão obtidas ao invés de centralizar os esforços em cima de argumentos técnicos apenas sobre a tecnologia utilizada, torna a tarefa do projeto ser compreendido pela área financeira muito mais fácil e consequentemente fará com que exista maior potencial de aprovação.
Ficou interessado e quer saber mais sobre como seu ambiente pode ser atualizado com nossa solução de telefonia IP? Entre em contato conosco, podemos lhe ajudar a pensar quais os principais pontos de melhorias e como esta migração ajudará com melhores resultados a sua empresa. Se preferir, responda agora este formulário online que entraremos em contato contigo para conversar a respeito.
Créditos de imagem: Shutterstock/garagestock