Um PABX, também conhecido como PBX (Private Branch Exchange), é um sistema que conecta extensões telefônicas à Rede Pública de Telefonia, além de promover a comunicação interna em um negócio. E um IP PABX ou IP PBX é um PABX com protocolo de internet, que, além de possibilitar a conexão telefônica, também proporciona conectividade adicional por meio de áudio, vídeo ou mensagem instantânea.
Possibilidades do PABX IP
Comunicação a custo zero entre filiais
Normalmente, as ligações entre matriz e filiais têm um alto custo, seja em função da quantidade de ligações que precisam ser realizadas ou pela distância entre as unidades, o que faz com que as empresas gastem muito com DDD. Com a telefonia IP, por meio do PABX IP, essa comunicação toda passa a ter custo zero. Esse é um dos pontos mais importantes de redução de custos.
Concentração do tráfego na matriz
Quando os contratos com as operadoras são descentralizados, cada unidade conta com um plano distinto. Ao concentrar as ligações todas na matriz, por meio do PABX IP, é possível contratar um plano com mais minutos e negociar melhores tarifas. Essa estratégia é válida tanto para a telefonia fixa quanto para a móvel, com a possibilidade de contratar mais de uma operadora para esta última, utilizando o chip mais adequado para cada ligação (por meio da portabilidade que o PABX IP oferece).
Gestão centralizada
A centralização da gestão é outro benefício do PABX IP. Com ramais, senhas, permissões, centros de custo, tarifação e relatórios em tempo real na mesma plataforma, é possível mensurar e criar ações de controle para a redução de custos com telefonia. Quando esse controle não existe, não é possível acompanhar o que cada filial faz, somente quando a fatura chega, ou seja, tarde demais.
Plano de numeração integrado
A integração com filiais permite a criação de um plano de numeração personalizado.
Exemplos:
- Ramais da matriz: faixa 1000 (1001,1002,1003)
- Ramais da filial 2: 2001, 2002, 2003
E assim sucessivamente. De acordo com o contrato com a operadora, esta numeração poderá estar vinculada com o número de atendimento, facilitando o contato com o cliente.
Exemplos:
- Número de atendimento da matriz: 3300-1000
- Número de atendimento da filial 2: 3300-2000
- Número de atendimento da filial 3: 3303-3000
Lembrando que as ligações internas poderão ser efetuadas diretamente para qualquer ramal, independente da distância ou localidade, sem custo.
Atendimento centralizado
O PABX IP permite que todo o atendimento seja centralizado. O callcenter pode ficar em uma cidade x, mas com a possibilidade de o cliente realizar uma ligação local de onde quer que ele esteja ligando. É possível contratar números em diferentes cidades e centralizar o atendimento. A empresa não precisa ter presença física em cada uma dessas cidades. O número pode inclusive estar em outros países, caso a empresa tenha clientes fora do Brasil, e estes continuarão realizando ligações locais.
Esses e outros benefícios são proporcionados pela implantação do PABX IP em uma empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco pelo e-mail canal@blog.canaltelecom.com.br ou escreva nos comentários abaixo, que entraremos em contato.