Muitas empresas acreditam que manter o PABX analógico em funcionamento acaba sendo mais econômico do que migrar a plataforma de telefonia para a tecnologia IP. Dessa forma, acabam adiando essa migração e, na maioria das vezes, deixando de reduzir custos. Além de pagarem altas quantias em contas telefônicas, ainda perdem a oportunidade de melhorar a comunicação interna e externa e outros benefícios proporcionados pela telefonia IP.
A decisão de migração da plataforma de telefonia não é simples, já que irá requerer um bom projeto, que atenda as demandas da empresa e não adicione funcionalidades custosas e desnecessárias, além de uma implantação que mantenha a empresa em comunicação enquanto a troca é feita, entre outros fatores. É preciso, portanto, escolher um bom fornecedor, que também faça um trabalho de consultoria para auxiliar nessa decisão importante.
Existem alguns momentos que propiciam essa migração, como a mudança de sede da empresa, o atingimento da capacidade do PABX atual, entre outros. Abaixo, pontuamos as principais ocasiões oportunas para migrar a plataforma de telefonia.
Migre sua plataforma de telefonia quando:
A tecnologia estiver ultrapassada
Entre os problemas em manter uma plataforma de telefonia baseada em um PABX legado em operação, estão a tecnologia obsoleta, o alto custo de manutenção, a dificuldade de encontrar peças para reposição e a ausência de novos recursos, como mobilidade, por exemplo. Essas centrais suportam apenas tecnologias tradicionais de conexão, e não são baseadas em IP.
Em caso de mudança ou implantação de unidades remotas ou filiais
Ao planejar uma mudança de escritório ou construção de uma nova filial, a troca da plataforma de telefonia por uma solução IP se justifica em virtude do custo-benefício. O custo de migrar uma central analógica para uma nova localização ou planejar a implantação de um novo PABX é elevado, pois depende de muitas conexões físicas e remanejamento de cabeamento. Já a solução IP é flexível, oferece mobilidade e facilidade de migração e adição de novas funcionalidades. A implantação de uma solução IP na matriz pode fornecer ramais IPs para novas unidades, integrando a comunicação e acelerando o processo de instalação.
O PABX atual atingiu o limite de capacidade
Muitos sistemas legados de comunicação possuem capacidade de expansão limitada, seja em números de troncos, ramais ou em funcionalidades. Em determinado momento, ele não suportará mais o crescimento do negócio, sendo inevitável a substituição. Em vez de migrar para um PABX semelhante com maior capacidade, este é o momento de pensar em escalabilidade. Mesmo o custo inicial sendo superior, os ganhos em médio e longo prazo justificam.
Há demandas de negócio
Outra razão que identifica que está na hora de trocar a plataforma de telefonia é a limitação em funcionalidades, que passam a não mais atender as necessidades dos negócios da empresa. As plataformas de comunicação PABX IP possuem ferramentas inovadoras que não são suportadas por PABXs tradicionais. Em algum momento, será necessária a implantação de uma interface de gestão de atendimento, integração com software CRM, conferência ou mobilidade. Neste caso a migração trará, além dos benefícios intrinsecos da telefonia IP, uma visão estratégica de utilização da telefonia como suporte ao negócio.
Algumas ocasiões, portanto, sugerem a migração da plataforma de telefonia de uma empresa. Para vislumbrar essa oportunidade e realizar essa troca de maneira assertiva e com o menor impacto possível na empresa, é preciso contratar um ótimo fornecedor. Quer saber mais sobre o assunto? Envie um e-mail para canal@blog.canaltelecom.com.br ou escreva sua dúvida nos comentários abaixo que logo responderemos.