A telefonia IP vem conquistando um número cada vez maior de adeptos no mundo corporativo. As empresas buscam nela tanto os benefícios da convergência de tecnologias quanto a economia que ela proporciona. Não é mais possível pensar em um negócio sem considerar quais soluções telefônicas serão adotadas.
Muitas vezes o empreendedor associa o conceito de telefonia IP como exclusivo para a transmissão de voz. A verdade é que as soluções telefônicas proporcionadas por ela vão muito além. Uma variedade imensa de serviços podem ser obtidos ao agregar a telefonia IP com tecnologias diferentes.
A possibilidade de integração da telefonia IP com outros softwares do ambiente corporativo reforça a característica de personalização que esta tecnologia oferece as empresas clientes da solução e aos desenvolvedores de software. Soluções como gravação, relatórios gerenciais, disparo de campanhas SMS, entre outras, podem ser incorporadas a sistemas que desempenham funções especificas que não necessáriamente estão ligadas à telefonia. Esta possibilidade por si só cria novas formas de interação do usuário com o software e do software com o ambiente onde ele está inserido. Abaixo descrevemos algumas das possibilidades de integração de soluções telefonicas que podem ser agregadas em outras tecnologias.
- Envio de SMS automatizado / Mensagem de voz
- Alerta para problemas de sistemas, quedas de energia
- Controle de telemetria (câmaras frias, captação de agua, volume de estoque)
- Controles de acessos indevidos, alarmes
- Registro de ponto via telefone
- Automação residencial/industrial
- Uso de sistemas de telefonia para acionamento de comandos de portaria
- Informação sobre status de produção e funcionamento de sistemas
Agregar soluções telefônicas é fonte de oportunidades
A possibilidade de agregar soluções telefônicas em outras tecnologias fornece ao desenvolvedor de softwares uma nova gama de oportunidades e funcionalidades que podem ser exploradas e que permitam suprir uma demanda do cliente antes existente porém não atendida. Além disso, a integração de soluções telefônicas em outras tecnologias aumenta o alcance do software/solução no mercado, novos projetos podem ser desenvolvidos e um novo produto fornecido.
Todas as soluções telefônicas acima podem ajudar uma empresa a colher bons frutos a médio e longo prazo e não só porque ela será capaz de economizar recursos. O benefício mais importante talvez seja ter à disposição um leque versátil de ferramentas a sua disposição.
Mas para agregar soluções telefônicas em outras tecnologias, a análise da demanda e verificação da capacidade de atendimento da solução ao problema são fatores que tanto empresa desenvolvedora de software quanto a empresa parceira de telefonia IP devem estudar previamente. É importante que este diagonóstico seja feito antes de iniciar o desenvolvimento e implatação de uma nova ferramenta no ambiente de produção. Teoricamente quase tudo é possivel ser desenvolvido na programação, porém existe diferença entre poder ser desenvolvido, implantado e ter capacidade de realmente atender a demanda indicada pelo cliente inicialmente.
O mundo de oportunidades que se abre ao utilizar a telefonia IP não pode ser ignorado. Além de proporcionar o aprimoramento da comunicação interna e externa de uma empresa, a versatilidade da tecnologia permite que as soluções telefônicas possam ser aplicadas nas mais diversas finalidades. Quando uma empresa começa a otimizar o uso de suas ferramentas de comunicação, a tendência é que haja um incremento na sua produtividade. O investimento em telefonia IP resulta em ganhos inegáveis para os negócios.
Crédito de imagem: CC/geralt