Muitas empresas, por mais que tentem, não conseguem reduzir custos com comunicação empresarial, e também não identificam o motivo desses gastos exagerados. O ambiente, a cultura empresarial e a tecnologia utilizada muitas vezes podem limitar a redução de custos na utilização da comunicação empresarial.

 

Fatores que impedem uma empresa de reduzir custos com comunicação empresarial

 

Planos mal dimensionados

A utilização de planos mal dimensionados eleva o custo da operação de diversos setores da empresa, principalmente dos que possuem um fluxo de ligações alto e constante. De nada adianta tentar reduzir os custos com comunicação empresarial se a real causa dos altos valores estiver relacionada ao plano contratado junto à operadora, que está inadequado ao perfil da empresa. Ao definir um plano junto a uma operadora, deve-se levar em conta os seguintes pontos:

  • Média mensal de ligações realizadas;
  • Quantidade de minutos utilizada mensalmente;
  • Com quais regiões a empresa mais se comunica;
  • Destino das ligações: fixo ou móvel?

 

Ambiente sem definição de controles

É basicamente impossível reduzir custos com comunicação empresarial em um ambiente sem controle de permissões para a utilização da telefonia. Ter controles ajustados com a função de cada usuário torna possível que o uso dos recursos esteja melhor alinhado às necessidades diárias de cada profissional. Por exemplo, controles definidos por tipo de atividades ou perfil de usuários fazem com que o uso da telefonia seja compatível ao objetivo e à função de cada pessoa dentro da empresa.

 

Solução tecnologicamente desatualizada

A utilização de soluções tecnologicamente desatualizadas limitam o uso de funções que podem agregar novas funcionalidades ao ambiente de comunicação. Essas aplicações possibilitariam reduzir custos com comunicação empresarial por agilizar processos e tornar a comunicação mais dinâmica.

 

Unidades sem integração

A integração da comunicação entre unidades é um fator hoje muito utilizado em grandes empresas. Essa ação zera o custo da comunicação entre matriz e unidades remotas e, conforme a plataforma de comunicação utilizada, a escalabilidade da rede pode ter um baixo custo envolvido, não sendo necessária a compra de licenças para novos ramais ou canais de gravação. Conheça alguns cases acessando nossa página Cases Canal Telecom.

 

Ausência de mobilidade

É difícil reduzir custos com comunicação empresarial se a solução de telefonia não puder ir até onde o usuário precisar utilizá-la. Isso causará um custo desnecessário quando for preciso utilizar a solução em um ambiente externo. A comunicação IP tem como um de seus principais diferenciais a mobilidade que ela disponibiliza aos usuários. Este diferencial possibilita que usuários externos, fora do ambiente da empresa também utilizem os recursos da central IP.

 

Proatividade

A impossibilidade de realizar ações proativas sobre o ambiente de comunicação é um fator que limita o controle do gestor sobre problemas de consumo. Visualizar o custo do uso dos recursos da telefonia apenas no final do mês, quando a fatura da operadora chega, é uma limitação que atrasa tomadas de decisões e gera gastos que poderiam ser controlados.

 

Ficou interessado em soluções que possam realmente reduzir custos com comunicação empresarial? Acesse a página de produtos da Canal Telecom ou entre em contato conosco (canal@blog.canaltelecom.com.br) para saber mais sobre recursos e funcionalidades da nossa solução.

 

 

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