Mesmo sem percebermos a telefonia em nuvem é utilizada por meio de aplicativos no celular, computador e outros dispositivos que possam estar conectados à internet. Sempre que uma ligação é realizada via WhatsApp, Facebook ou qualquer outra dessas ferramentas de comunicação, a estrutura utilizada é a de um servidor na nuvem (internet), ou seja, fisicamente ele não existe, mas virtualmente sim e sua utilização ocorre por meio da internet, conectando origem e destino para trafegar voz na mesma estrutura que também é utilizada para transmitir arquivos de texto, vídeo, imagens, etc.
A telefonia em nuvem tem como objetivo minimizar a quantidade de equipamentos físicos no ambiente de produção, como servidores e gateways, necessitando apenas a presença de endpoints para uso dos ramais, tal como aparelhos de telefone IP, computadores e smartphones. Este ambiente tem como vantagem a necessidade de um menor investimento na aquisição deste tipo de solução, isso pelo fato de não ser necessário adquirir hardwares e outros equipamentos comuns às soluções físicas.
ASSISTA: Vídeo descritivo solução Cloud IPPBX Canal Telecom
Agora você pode estar se perguntando, se os aplicativos de comunicação gratuitos hoje na internet já disponibilizam a utilização da telefonia em nuvem, qual seria a necessidade em comprar uma solução corporativa para utilizar este serviço? A resposta para esta pergunta é: controle, mobilidade e segurança. Utilizar soluções gratuitas de aplicativos de comunicação disponibilizados na internet expõe os utilizadores aos seguintes riscos:
- Cancelamento do serviço: A qualquer momento o serviço pode ser cancelado, causando a perda de informações e também de clientes;
- Acesso indevido às informações: Se você não controla e não tem acesso ao servidor que fornece o serviço, suas informações ficam vulneráveis ao acesso de pessoas as quais você não conhece;
- Resolução de problemas: Normalmente soluções gratuitas são utilizadas por uma grande massa de pessoas e cada uma tem um equipamento e demandas diferentes. Ao surgir problemas de utilização da solução e chamados forem abertos, o fabricante analisará se o problema afeta a todos ou apenas uma pequena parte dos utilizadores. Pequenos problemas existentes apenas para um grupo de usuários dificilmente serão tratados com prioridade. A solução será você atualizar seus equipamentos e se igualar a grande massa;
- Inexistência de personalização: Aplicativos gratuitos atendem demandas gerais, personalizar o aplicativo para atender uma necessidade específica sua não é possível.
Soluções de telefonia em nuvem para o ambiente corporativo devem ser obtidas junto a empresas que desenvolvem, fornecem e customizam as soluções com o objetivo de atenderem seus clientes da melhor forma possível.
A Canal Telecom tem em seu portfólio a solução Cloud IPPBX de telefonia em nuvem, esta solução proporciona mobilidade da telefonia, controle dos recursos e segurança em sua utilização. Pensado e dimensionado para atender os mais diversos ambientes, o Cloud IPPBX da Canal é ideal para empresas que desejam atualizar-se tecnologicamente e utilizar uma solução de ponta, que possibilita fácil comunicação entre equipes e do cliente com a empresa.
Clique aqui e assista cases de soluções Canal Telecom
Vantagens da telefonia em nuvem
A telefonia em nuvem disponibiliza como vantagem uma série de atributos que podem ser muito bem aproveitados pelas empresas que a utilizam. Segue abaixo alguns destes atributos:
- Investimento: Por se tratar de uma solução virtual, a compra de hardwares como servidor, placas de telefonia e gateways de ramais não torna-se preciso. Ter a solução rodando na nuvem e disponibilizar acesso de internet aos usuários para utilizar os ramais é o necessário para ter o ambiente de telefonia em operação.
- Layout: Ao utilizar a telefonia em nuvem, fisicamente torna-se desnecessário desenvolver e executar um novo projeto de cabeamento exclusivo para a telefonia;
- Mobilidade: No caso da telefonia em nuvem, a mobilidade faz parte da segurança. Caso ocorra algum problema de falta de energia na sua empresa, suas ligações poderão continuar sendo recebidas e realizadas por meio do seu smartphone, basta autenticar seu ramal utilizando um softphone. Isso só é possível pelo fato da solução em nuvem não depender da estrutura local para funcionar. Enquanto a plataforma estiver funcionando na internet, ramais poderão ser utilizados em qualquer lugar.
Dúvidas comuns em relação a telefonia em nuvem
Por se tratar de uma estrutura de comunicação diferente da convencional, algumas dúvidas costumam surgir quanto ao modo de utilização e funcionalidades disponíveis. Abaixo listamos algumas questões que normalmente geram perguntas quando apresentamos o projeto a clientes Canal, segue:
– Como as ligações são realizadas e recebidas?
A realização e recebimento de ligações ocorre por meio de uma operadora IP que fornece a linha (número virtual) e o número para onde os clientes deverão ligar quando quiserem falar com a empresa. A vantagem do número virtual é que a quantidade de ligações simultâneas que podem ser realizadas e recebidas é superior a de uma linha comum fornecida pela operadora.
– Mesmo na nuvem, é possível gerar relatórios gerenciais?
Sim! Mesmo estando na nuvem o fluxo de ligações continua sendo registrado na plataforma. Relatórios de ramais, ligações entrantes e saintes, etc, poderão ser gerados normalmente.
– Como é realizado acesso à plataforma de gerenciamento da solução?
Ao ter a solução implantada e funcionando, nós configuramos o usuário administrador e passamos um login e senha para o cliente. Por meio deste login e senha, o usuário terá acesso a todas as informações dos módulos disponíveis em sua plataforma de telefonia em nuvem.
– Equipes de diferentes localidades poderão utilizar os ramais?
Os ramais disponibilizados pela plataforma de telefonia em nuvem podem ser utilizados em qualquer lugar que forneça um acesso a internet. Equipes de unidades diferente da sua empresa poderão realizar uma ligação entre ramais e conversar normalmente sem que exista custo por esta ligação.
– Quais requisitos a empresa precisa atender para utilizar a telefonia em nuvem?
Para utilização de uma solução virtual, principalmente por se tratar do fornecimento de um serviço de voz, o link de acesso a internet é o principal requisito para utilização dos recursos da telefonia em nuvem. Um link de internet de alta velocidade e que não tenha grandes oscilações é o ideal para garantir qualidade nas ligações. Em relação aos ramais, eles poderão ser utilizados pelos usuários por meio de softphones ou telefones IP. Cada ambiente demanda um tipo de equipamento de acordo com suas necessidades.
Clique e conheça as soluções Canal Telecom
Agora que você sabe o que é a telefonia em nuvem e também sabe como utilizá-la, entre em contato conosco, descreva seu ambiente para que possamos dimensionar uma solução compatível com a sua demanda e objetivos. Estamos a disposição para conversar sobre as oportunidades existentes no seu ambiente de comunicação corporativa.
Créditos de imagem: Shutterstock/Ymgerman