A telefonia IP proporciona diversos benefícios para empresas e instituições, entre eles a redução de custos, o controle e gerenciamento das chamadas realizadas e recebidas e a mobilidade. Com uma solução IP, é possível, por exemplo, melhorar a comunicação interna e externa, entre a equipe e fornecedores, além de setores e unidades de produção separados da matriz. E aprimorar a comunicação é aumentar a produtividade e a satisfação do cliente.

 

Equipamentos de telefonia IP para equipes internas e externas

 

Tanto colaboradores que fazem seus trabalhos dentro das empresas quanto os que estão em constante movimento podem usufruir de equipamentos de telefonia IP para melhor comunicação e mobilidade. Alguns deles são:

 

Smartphone

Que um smartphone agiliza a vida das pessoas, principalmente em questão de mobilidade, disso ninguém tem dúvidas. Mas poder configurar um ramal IP e realizar ligações para clientes e fornecedores, além da equipe da empresa, sem custos, torna esse dispositivo ainda mais dinâmico e auxiliar no dia a dia dos profissionais.

 

Softphone

O softphone é um aplicativo que pode ser instalado em dispositivos móveis para utilizar todas as funcionalidades do PABX IP da empresa fora do escritório. Assim, é possível originar ou receber chamadas sem custos, além de transferir ligações e consultar a caixa postal, entre outros serviços exclusivos, em um ambiente seguro e controlado. O softphone também realiza a compressão de dados, cancelamento de eco, redução de ruídos, identificação de chamada, viva-voz, conferências, transmissão por vídeo, discagem rápida, sistema de gravação de ligações, etc.

 

Telefone IP

Um telefone IP é, na verdade, um telefone de mesa com mais funcionalidades. É ideal para quem não gosta de utilizar o computador para realizar ligações, e tem as mesmas funcionalidades que um softphone.

 

ATA

Os ATAs (adaptadores para telefone analógico) são dispositivos que realizam a interface de adaptação para que telefones ou linhas analógicas possam se conectar a uma rede IP.

 

Funcionalidades da telefonia IP para equipes externas e internas

 

Siga-me

A função Siga-me permite que as ligações feitas para um determinado ramal possam ser atendidas por qualquer dispositivo, seja um telefone fixo ou um dispositivo móvel. Funcionários que estejam fora do ambiente de trabalho podem atender chamadas direcionadas ao seu ramal, de qualquer lugar.

 

Callback

O callback permite que funcionários em campo utilizem o celular com menores custos, cadastrando-os previamente no integrador.  Esses profissionais podem fazer ligações tanto para ramais da empresa quanto para números externos. Além de proporcionar a redução de custos, essa funcionalidade facilita a comunicação com a empresa, fornecedores e clientes.

 

Desvio de chamadas

O desvio de chamadas faz com que ligações realizadas para determinado ramal sejam encaminhadas para outro ramal ou celular. Essa funcionalidade da telefonia IP é de grande utilidade quando, por exemplo, um funcionário estiver de férias e passar suas atribuições a outro colaborador.

 

Ramal IP

O ramal IP utiliza a rede de dados para se autenticar na plataforma de telefonia IP, independentemente da localização geográfica do aparelho.

 

A telefonia IP é, portanto, uma solução tanto para equipes internas quanto externas, com equipamentos e funcionalidades para diferentes demandas desses profissionais. Se quiser saber mais sobre o tema, entre em contato conosco pelo e-mail canal@blog.canaltelecom.com.br.
Crédito de imagem: CC/OpenClipArt-Vectors

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