A tecnologia de fala está presente a todo momento nos atendimentos de call center para dar agilidade, facilitar o uso de URAs e garantir a precisão na comunicação. O TTS e STT são tecnologias fundamentais na construção de atendimento automatizado em plataforma de comunicação de empresas que possuem centrais de relacionamento, SACs, Televendas e mesmo de Call Center dos mais variados serviços.
Neste artigo, explicamos o conceito de TTS e STT, como as tecnologias de fala são essenciais para a agilidade de um atendimento e seus principais benefícios. Confira!
O que é TTS e STT?
As tecnologias de síntese de fala são fundamentais para a empresa oferecer um atendimento otimizado aos seus clientes com rapidez e soluções precisas.
Através das tecnologia de voz, as ferramentas oferecem uma comunicação similar à linguagem humana. Dessa forma, o atendimento se torna mais humanizado.
Uma pesquisa da IBM, aponta que 41% das empresas no Brasil utilizam a inteligência artificial em algum momento do dia. Isso mostra que implementar tecnologias que auxiliam na comunicação com o consumidor é uma vantagem competitiva.
O TTS e o STT são fundamentais para um atendimento de qualidade. Apesar das siglas serem parecidas, cada um tem suas características e funções. A seguir, explicamos o que é cada uma dessas ferramentas e como funcionam.
TTS
O TTS, ou Text to Speech, é uma ferramenta que converte conversas de texto para voz. É uma tecnologia que utiliza síntese neural para a construção de dicionários de voz. O TTS utiliza essa base de fala reproduzindo nos canais de atendimento muito próxima da voz humana, o que permite oferecer um atendimento humanizado.
O TTS permite que a organização mantenha a mesma linguagem textual na de voz e assim, a comunicação e as respostas sejam reais e próximas a de um atendimento com pessoas. Essa voz inteligente pode ser integrada a outros sistemas e apps, centralizando todo o atendimento.
Uma ótima tecnologia para ser utilizada em call centers, o Text to Speech é um grande aliado de URAs e possibilita formular conversas completas e precisas para reproduzir os clientes.
STT
O STT, ou Speech to Text, é a versão inversa ao TTS, pois converte uma conversa em fala para texto. É um ótimo identificador de áudio para as URAs, pois ajuda o sistema a reconhecer informações, como dados do cliente, pagamentos, ordens de serviço, entre outras.
Com a centralização das informações e transcrição do áudio, o STT tem o histórico das conversas, otimizando a resolução das demandas e evitando que o cliente tenha que repetir dados.
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Tecnologias de fala e a melhora no atendimento
Os clientes estão cada vez mais exigentes com os atendimentos oferecidos pelas empresas. Por isso, tecnologias de fala são um pilar fundamental para uma comunicação ágil e de qualidade.
A experiência do consumidor é um fator de sucesso para o negócio e traz vários benefícios. A seguir, listamos os principais.
Otimização do tempo
Em atendimentos tradicionais, a agilidade é uma característica difícil de manter, tendo em vista que é preciso solucionar cada demanda individualmente, e as mais complexas levam tempo. Com as tecnologias de fala, a empresa consegue fazer múltiplas comunicações, o que torna os processos mais rápidos e sem perder a qualidade.
Proximidade com o cliente
A inteligência artificial tem como vantagem oferecer recursos que tornam o atendimento mais humanizado, mesmo com o uso de robôs e assistentes virtuais. Assim, os clientes se sentem próximos ao ver suas demandas solucionadas através de uma linguagem personalizada e única. Essa relação amigável gera satisfação e aumenta as chances de fidelização.
Histórico de informações
Com a centralização de dados, as tecnologias de fala conseguem manter todo o histórico de conversas com o cliente. Dessa forma, independente do canal de comunicação, a conversa estará detalhada, o que otimiza o tempo do atendimento e evita a repetição de informações.
Redução de custos
Com os atendimentos múltiplos e otimizados que as tecnologias de fala proporcionam, aumenta-se a produtividade e disponibilidade de atendimento, podendo ser 24×7, e a empresa consegue reduzir os gastos com atendentes humanos. Além disso, diminui-se as chances de falhas, que muitas vezes resultam em custos extras.
Atendimento omnichannel
O atendimento omnichannel é uma ótima vantagem, pois faz a integração de todos os meios de comunicação da empresa em uma única plataforma. Dessa forma, as demandas não se perdem e o cliente consegue entrar em contato com o canal que achar melhor. Independente da escolha, o histórico do atendimento é unificado no sistema.
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