É comum organizações contratarem empresas e serviços de consultoria em seus projetos mais complexos, e não é diferente com a área de Telefonia IP. Porém, o que muitas vezes acontece é que essas consultorias não se posicionam com imparcialidade no processo, estando vinculadas a fornecedores de VoIP, direcionando suas consultorias sem que o cliente saiba. Por fim, acabam recomendando no projeto esses mesmos fornecedores, deixando de apresentar ao cliente o que realmente foram contratados para fazer, que é uma solução mais adequada ao perfil e a necessidade do cliente.

Como alternativa a essa situação que se apresenta com frequencia, bons fornecedores de VoIP realizam uma forma diferente de consultoria, denominada venda consultiva. O cliente contrata a empresa, já sabendo que ela mesma irá realizar o projeto, definindo a melhor solução para ele, de acordo com a demanda do cliente e com a análise realizada. Esse Know-How permite ao cliente acelerar a conclusão de um projeto e ter redução de gastos em comparação as situações complexas envolvendo multiplos fornecedores e empresas de consultorias. Por isso a importância de estar apoiado por um fornecedor de solução que entregue a solução fim-a-fim, o que garante maior comprometimento do parceiro com o resultado.

Como procedem os bons fornecedores de VoIP?

Os bons fornecedores de VoIP realizam a venda consultiva, e os clientes já sabem de antemão que todo o procedimento, desde a análise até a implantação e possíveis atualizações da solução, serão realizadas pela mesma empresa. Essa é uma venda muito mais elaborada, pois converge diferentes vetores e atende às necessidades de todos.

Em uma primeira etapa, os fornecedores de VoIP precisam realizar um grande esforço para conhecer e entender a necessidade do cliente dentro do negócio dele, para, em seguida, realizar um projeto adequado. Uma empresa especializada, fazendo um bom planejamento e a correta definição das necessidades, irá elaborar a solução adequada para cada cliente, e a implantação ocorrerá sem grandes impactos, pois todos os cenários foram previstos e possuem ações determinadas para cada um deles.

Após a implantação e o acompanhamento do bom funcionamento da solução, bons fornecedores de VoIP estarão sempre ao lado dos clientes, gerenciando o crescimento da empresa e a demanda por novas funcionalidades, apontando sempre os melhores caminhos para permanecer em uma ótima relação custo X benefício.

É importante, portanto, pesquisar muito bem os fornecedores de VoIP antes de optar por uma empresa ou outra. Procure empresas que possuem cases bem-sucedidos, que saibam responder a todas as suas dúvidas e que estejam prontas para resolver seus problemas!

Crédito de imagem: CC/inproperstyle

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