O controle de ligações fixas e móveis, do envio de mensagens e de outras ferramentas de telefonia IP é uma forma de gerenciar os custos de telefonia de uma empresa, monitorando seus usuários e departamentos, de modo a atingirem metas de custos e produtividade. A telefonia tradicional permite que esse controle seja realizado apenas no momento em que a conta da operadora chega, ao final do mês, ou seja, somente após o uso. Já na telefonia IP, é possível visualizar relatórios gerenciais a qualquer momento, sobre diversos ângulos (número de ligações, custos, ligações realizadas por determinados ramais, ligações diárias, mensais, etc.).
Os relatórios gerenciais são dados e informações coletados de chamadas efetuadas e recebidas em uma solução IP, de ramais, operadoras e centros de custos. Ao serem processados e organizados, esses dados tornam possível a visualização de gráficos mensais e do fluxo diário da telefonia da empresa. Assim, é possível conhecer os gargalos do sistema e identificar possíveis usos indevidos.
Como funcionam os relatórios gerenciais
Coleta de informações
As informações referentes ao uso dos recursos da telefonia da empresa são coletadas e armazenadas para análise dos relatórios gerenciais.
Organização e processamento
Após organização das informações, no momento em que ocorrer a solicitação de um relatório, as informações serão processadas e retornadas ao usuário.
Relatórios gerenciais
A entrega final do processo de solicitação de informações é a entrega do relatório solicitado. Todas as informações geradas podem ser importadas para o computador do usuário. Apenas usuários com permissão poderão ter acesso às informações.
Portanto, com os relatórios gerenciais, é possível acompanhar o consumo e valores a serem pagos antes mesmo do fechamento da fatura com a operadora (ou operadoras). Em tempo real, é possível acompanhar as ligações realizadas por usuário, ramal, departamento e por operadora, verificando o valor de cada ligação, assim como o total de valores.
Além disso, por meio de estatísticas diárias dos relatórios gerenciais, é possível verificar quantas ligações foram realizadas, com duração e volume de chamadas por hora. Na solução da Canal Telecom, o módulo Tarifação permite gerar faturas internas para usuários, com divisão por centros de custos. Outra aplicação importante é a tendência de consumo, que estará presente no relatório de acompanhamento mensal, para identificar o comportamento das ligações – se o volume total está se mantendo ou crescendo, por exemplo. Esses dados podem ser usados para negociação com operadora e medição da produtividade interna.