Hoje em dia, é muito comum funcionários utilizarem seus próprios dispositivos móveis para acessar aplicativos e dados da empresa. Essa tendência é chamada de BYOD – Bring your Own Device -, que, em tradução livre significa “Traga seu Próprio Dispositivo”. Isso quer dizer que os colaboradores acessam dados da empresa com seus próprios notebooks, tablets e smartphones.
Nesse mesmo contexto de BYOD, os funcionários podem também acessar o sistema de telefonia IP via dispositivos móveis. Com a plataforma PABX IP da Canal Telecom, por exemplo, os usuários poderão utilizar seus próprios smartphones como ramal da empresa, tendo a liberdade de escolha de dispositivo e mobilidade – esse acesso pode ser feito de qualquer localidade via softphone, que permite que se originem e recebam chamadas sem custo, além da possibilidade de transferência de ligações, consulta à caixa postal e acesso a outros serviços exclusivos da solução IP.
BYOD e Telefonia IP
Alguns dos motivos para se utilizar telefonia IP em um ambiente BYOD são:
Facilidade de mobilidade da telefonia em um ambiente já conectado
Se os funcionários já utilizam seus dispositivos para acessar dados via BYOD e realizar funções da empresa, nada mais coerente que permitir o acesso à telefonia também, dentro e fora da empresa.
Utilização da estrutura de dados para trafegar voz
A mesma estrutura de dados utilizada pelos sistemas da empresa também irá trafegar a voz.
Facilidade de utilização de softphones em smartphones e notebooks
Os softphones são facilmente instalados e gerenciados em smartphones e notebooks.
Custo zero para utilização de novos ramais na plataforma PABX IP
Incluir novos ramais na plataforma não demanda custos e os funcionários podem acessá-los via dispositivos BYOD.
Tecnologia e funcionalidades pensadas para um ambiente IP
O BYOD demanda um ambiente IP; funcionários têm em seus dispositivos tudo o que eles precisam para trabalhar, seja dentro ou fora da empresa, inclusive seus ramais telefônicos.
Controle e dimensionamento de custos da telefonia corporativa
O funcionário ter o seu ramal em seu dispositivo móvel não quer dizer que ele possa realizar qualquer tipo de ligação. Além de elas serem monitoradas e gravadas (caso seja necessário), cada usuário tem um tipo de permissão, de acordo com sua função (ligações DDD, DDI, celular, etc.).
Atualização tecnológica
A telefonia IP está em constante atualização tecnológica e permite que novos recursos sejam adicionados. Assim, conceitos como de BYOD são facilmente implementados.
Facilidade de comunicação e troca de informações
A tecnologia IP é muito simples de utilizar, e a troca de informações é realizada a qualquer hora, de qualquer lugar.
Maior disponibilidade de contato com equipes e clientes
Via BYOD e telefonia IP, os colaboradores estão muito mais disponíveis tanto para sua equipe quanto para clientes.
Segurança de BYOD e Telefonia IP
Quando uma empresa resolve utilizar o BYOD, é preciso atentar muito para a questão da segurança. Todos os sistemas a serem acessados pelos colaboradores via dispositivos móveis devem ter acesso bastante restrito, e de acordo com o cargo do profissional. O mesmo acontece com a telefonia IP, principalmente no quesito senhas, já que o dispositivo pode ser perdido ou roubado e utilizado por outra pessoa. Um bom fornecedor de telefonia IP irá prever, desde o início do projeto, a melhor segurança de dados possível para o sistema.
Quer saber mais sobre o assunto? Conheça nossas soluções.