Para aqueles que acompanham nosso blog, o assunto atualização tecnológica em telefonia IP de um ambiente organizacional é algo já conhecido e possivelmente dominado com as informações que compartilhamos em nossos posts. Porém, ter um ambiente de telefonia IP operando na empresa é uma variável que vai além de apenas possibilitar a realização e recebimento de ligações, gerar relatórios, adicionar ramais e aplicar políticas de segurança aos usuários (isso é o básico de uma solução de telefonia IP). Mais que ter a disposição as funcionalidades e benefícios que esta tecnologia proporciona ao ambiente, sua adesão prepara a empresa a dar passos para um próximo nível. Abaixo descrevo algumas possibilidades que preparam seu ambiente de telefonia IP para atender futuras demandas.
De início, como característica básica, a atualização tecnológica em telefonia IP permite o tráfego de voz na rede de dados do ambiente organizacional. Além da voz, também é possível realizar comunicação via texto e vídeo, seja utilizando um computador, smartphone, tablet ou outro dispositivo de comunicação conectado a rede interna ou externa à empresa. A estas possibilidades se dá o nome de convergência tecnológica.
A customização de soluções é outra característica notável ao realizar uma atualização tecnológica com a telefonia IP. Soluções baseadas em software livre, assim como o PABX IP da Canal Telecom, possibilitam que novas ferramentas sejam desenvolvidas para uma demanda específica do ambiente no cliente. Esta facilidade de adaptação da solução ao ambiente onde será implantada, facilita a usabilidade da plataforma e minimiza possíveis impactos a processos e rotinas do dia a dia.
A possibilidade de utilizar uma API de integração para permitir a troca de informações entre a telefonia IP e outros softwares utilizados no ambiente organizacional é mais uma característica obtida ao realizar uma atualização tecnológica em telefonia IP, a qual prepara a empresa para atender necessidades atuais e futuras. Uma integração entre softwares e a telefonia IP diminui o tempo de troca de informações, minimiza a quantidade de processos a serem executados (anotar e inserir informações) e agiliza tomada de decisões.
Ficar no passado reduz ganhos
O custo de manter uma solução ultrapassada em operação e não realizar uma atualização tecnológica em telefonia IP restringe a capacidade de crescimento do ambiente de comunicação na empresa, não facilita a melhoria de processos e por não acompanhar as tendências tecnológicas acaba tornando a comunicação organizacional ultrapassada, com deficiência de novas funcionalidades e recursos de controles.
Quanto melhor estruturado for o ambiente que receberá uma atualização tecnológica em telefonia IP, menor será o custo na implantação da plataforma de comunicação. Isto ocorre porque um ambiente preparado exige um menor esforço de conversão de tecnologias, a estrutura já reconhece os padrões de comunicação atuais e possibilita ainda uma maior facilidade de adaptação dos usuários às novas ferramentas.
Características de ambientes preparados para uma atualização tecnológica em telefonia IP:
– Utiliza link E1/número virtual como canal de recebimento e realização de ligações
– Faz uso de link simétrico de internet para utilização de aplicações e troca de informações entre matriz e filiais
– Realiza controle de QoS sobre o link de internet
– Utiliza servidores virtuais para diferentes aplicações
– Comporta novos servidores físicos em sua estrutura de CPD
O que deve ser evitado em um ambiente de telefonia IP
Muitas são as “más práticas” realizadas por empresas que utilizam a telefonia IP em seu ambiente de comunicação, abaixo estão as mais comuns encontradas:
Utilizar linhas analógicas: A utilização deste tipo de canal limita a realização ou recebimento de apenas uma ligação por vez. Acumular linhas analógicas para dar vazão ao tráfego de ligações muitas vezes pode ter um custo maior que a contratação de um link E1 ou número virtual;
Link de internet de baixa velocidade: Trafegar voz sobre um link de baixa velocidade compromete a qualidade das ligações. Além de trafegar voz, um ambiente organizacional utiliza também aplicações que necessitam estar conectadas a internet, isso acaba ocasionando um gargalo que é facilmente percebido quando trafega-se voz sobre esta mesma estrutura;
Compartilhar o servidor de telefonia com outras aplicações: O compartilhamento de recursos do servidor de telefonia com outras aplicações instaladas no mesmo equipamento pode refletir problemas que afetarão o correto desempenho da plataforma de comunicação, tal como travamento, picotes em ligações, falta de memória e processamento, etc.
Consulte antes de executar
Está pensando em realizar uma atualização tecnológica em telefonia IP no seu ambiente de comunicação? Antes de comprar uma solução que promete ser a resposta para todos os seus problemas, realize uma análise da sua estrutura, leve em conta aspectos internos e externos, fatores existentes e que ainda poderão existir. Esta é a melhor forma de preparar seu ambiente para atender a demandas atuais e futuras.
A Canal Telecom realiza a implantação de soluções de comunicação em telefonia IP por meio de venda consultiva. Entre em contato conosco ou baixe nosso formulário que contém perguntas sobre seu ambiente de telefonia e nos encaminhe. Podemos lhe auxiliar a identificar a melhor solução para seu ambiente, definir ferramentas e funcionalidades que lhe serão úteis agora e futuramente. Estamos prontos para lhe atender!
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