Implantar a telefonia IP no ambiente de uma empresa é um investimento que visa proporcionar redução de custos na comunicação com clientes e fornecedores, possibilita a utilização de novos controles (de usuários e recursos de comunicação), utilização de novas funcionalidades e obtenção de benefícios, tais como melhoria do atendimento, segurança, integração, escalabilidade e mobilidade da comunicação. Estas características da telefonia IP quando utilizadas de maneira correta proporcionam aumento de receita na empresa.
Realizar investimentos, seja para implantar a telefonia IP ou realizar melhorias no ambiente organizacional de forma geral, é algo que deve ser sempre muito estudado, levando em consideração os recursos que serão aplicados.
Diferença entre despesa e investimento
Entende-se por despesa todo valor vinculado a contratação ou utilização de bens e serviços que a empresa precisa ter para manter o funcionamento de processos que não estão ligados diretamente a produção de bens ou serviços mas que influenciam o aumento da receita. Exemplo: gastos com a área comercial, marketing e administrativo.
Investimento por outro lado, são gastos realizados com a finalidade de aumentar a receita ou melhorar a imagem da empresa, proporcionando retorno dos recursos aplicados. Exemplo: Compra de máquinas para aumentar a produção, melhoria de processos para agilizar decisões.
De que forma investir e implantar a telefonia IP corretamente na empresa?
O processo correto de investimento para implantar a telefonia IP inicia com o estudo do ambiente da empresa, passa pela definição do projeto, escolha do fornecedor e por fim executa-se a implantação da plataforma de telefonia IP.
Contudo, antes de definir um fornecedor para executar o projeto e implantar a telefonia IP no ambiente da empresa, deve-se ter atenção aos detalhes dos projetos apresentados. Não é incomum projetos robustos serem implantados em ambientes que não poderão consumir de imediato todos os recursos disponibilizados pela solução. Além da implantação deste projeto ter um valor de investimento maior, a ociosidade de funcionalidades representará um gasto desnecessário realizado. Por outro lado, o contrário também é verdadeiro. Tentar economizar investindo em uma solução de menor valor pode custar caro, isso porque a solução escolhida para implantar a telefonia IP poderá não atender de forma satisfatória todas as demandas do ambiente, o que possivelmente implicará na necessidade de um novo investimento.
Soluções modulares, assim como o PABX IP da Canal Telecom, facilitam a implantação da telefonia IP em qualquer ambiente de comunicação, isso pela razão de ser possível elaborar o projeto da plataforma de telefonia IP adicionando ou removendo módulos de funcionalidades. Junto com a possibilidade de trabalhar com a modularidade da solução, o PABX IP da Canal Telecom tem a vantagem de não requerer licenças para utilização das funcionalidades já adquiridas. Exemplo: A gravação de ramais não é limitada a um número específico de canais, ter 5 ou 30 ramais gravados é indiferente, não gera necessidade de comprar licenças para gravar novos ramais.
De que forma o investimento é recuperado?
A utilização das funcionalidades da telefonia IP proporciona maior facilidade de comunicação e realização de diversos controles.
Algumas das possibilidades de obter retorno sobre o investimento realizado são:
Ligações DDD e locais (fixas e GSM) realizadas de forma mais inteligente por meio do módulo de portabilidade;
– Comunicação a custo zero entre matriz e filiais
– Utilização de ramais dentro e fora do ambiente da empresa
– Controle de custos divididos por operadoras, setores e usuários
– Facilidade na comunicação do cliente com a empresa por meio de funcionalidades como URA e integrações CTI
Post sobre utilização do módulo de portabilidade. Confira!
Post com a descrição de 9 ferramentas para a gestão do seu ambiente de telefonia
Post sobre relatórios gerenciais: controle da telefonia por departamento
Estas funcionalidades apresentadas são apenas algumas das possibilidades existentes dentro da telefonia IP que podem reduzir custos e gerar valor para a comunicação da empresa. Um ambiente de comunicação funcional, que atende todas as necessidades dos usuários e clientes, que está sempre disponível para ser utilizado, proporciona uma alta facilidade de comunicação, agiliza tomadas de decisão e consequentemente pode resultar em uma maior produtividade e geração de receita.
Agora que você entendeu que a telefonia IP é investimento e não despesa, entre em contato conosco, nos descreva seu ambiente de telefonia, melhorias que gostaria de implementar e descubra como poderemos lhe ajudar. Com certeza temos uma solução para seu ambiente!
Crédito de imagem: Jojje/Shutterstock.com