O ambiente de telefonia de qualquer organização é o meio pelo qual importantes informações são transmitidas e recebidas. Desde o momento em que a telefonia se tornou uma tecnologia acessível a todos, ter uma solução tecnologicamente atual, que forneça o serviço com qualidade e de forma ininterrupta é com certeza um fator organizacional essencial de sucesso para quem deseja continuar a evoluir sua capacidade de atendimento, comunicação e execução de tarefas. Ao ler este post você vai saber por que evoluir seu ambiente de telefonia irá evitar problemas organizacionais.

Desafios do ambiente de telefonia

Muitos gestores de TI e responsáveis pela telefonia dentro de uma organização já se depararam com a necessidade de decidir entre trocar a central telefônica utilizada ou consertá-la e seguir em frente torcendo que o próximo problema demore a ocorrer. Esta situação está se tornando cada vez mais comum a medida que ambientes organizacionais crescem, novas demandas surgem e a central telefônica utilizada insiste em ser a mesma de anos atrás. Neste momento, qualquer ação a ser tomada deve ser pensada com cuidado, pois, caso seja realizada de maneira equivocada poderá desencadear uma série de problemas e retrabalho, o que por sua vez demandará investimentos não planejados.

Ao ter uma central telefônica com problemas, a decisão de consertá-la e continuar com ela pode ser uma boa ideia a curto prazo. Por exemplo, quando o investimento realizado tenha sido feito a pouco tempo e enquanto novas demandas de comunicação não surgem no ambiente. No entanto, para casos em que a central já apresente dificuldade de atender todos os usuários com ramais e demais ferramentas de gestão, a melhor opção é estudar uma nova plataforma de comunicação, com capacidade de atendimento e ampliação de funcionalidades. Para casos assim, a telefonia IP é a solução que comumente vem sendo escolhida por questões tecnológicas, de usabilidade e capacidade de evoluir o ambiente de telefonia se adaptando a diversas demandas.

Alguns problemas enfrentados por gestores em ambientes em que a central utilizada se encontra tecnologicamente desatualizada e já não comporta mais as demandas exigidas:

  • Quantidade de ramais insuficiente para todos os usuários
  • Cabeamento de telefonia indisponível para todas as salas
  • Alto custo de licenças para ampliação de funcionalidades
  • A central constantemente é reiniciada por questões de travamento
  • Peças para reposição em falta no mercado
  • Alto custo de suporte para manutenção
  • Difícil customização de funcionalidades
  • Incompatibilidade com soluções atuais

A lista acima descrita mostra o quão limitada uma central telefônica pode ser dentro de um ambiente e quais dificuldades ela pode impor a usuários e gestores. Evitá-las optando por uma solução atual de telefonia IP pode ser a melhor opção para o seu caso.

Como minimizar problemas no ambiente de telefonia

Faz parte da evolução do ambiente de telefonia a atualização da plataforma de comunicação e adição de novas ferramentas e funcionalidades ao espaço de trabalho. Como princípio básico de evolução desta área, primeiramente devem ser identificadas e documentadas todas as tarefas realizadas com a atual central telefônica. Em um segundo momento, as novas demandas de funcionalidades e métricas necessárias ao ambiente de telefonia devem ser determinadas pelos usuários, gestores e diretores. Desta forma, tanto o nível operacional quanto o tático e estratégico serão atendidos pela nova solução a ser implementada.

Uma plataforma de comunicação atual deve proporcionar a um ambiente de telefonia escalabilidade, mobilidade, customização de soluções e adaptação ao local onde será implantada. A principal vantagem da telefonia IP, que lhe proporciona grande aceitação das empresas, é a sua capacidade de se adaptar ao ambiente onde será implantada, exigindo pouca necessidade de mudanças no layout físico organizacional e consequentemente menor investimento durante a implantação.

Não torne seu problema ainda maior!

Algumas vezes, durante o estudo de novas soluções e conhecimento das tecnologias disponíveis, o responsável por tomar a decisão de trocar ou continuar com a atual central telefônica opta por substituir a central atual por outra com as mesmas funcionalidades. Porém, com maior capacidade de ramais e licenças de módulos. Optar por este tipo de movimento apenas transfere o problema que está ocorrendo agora para um outro momento mais a frente. Da mesma forma como agora, chegará novamente o momento em que esta decisão terá de ser tomada, no entanto, para um problema ainda maior, o qual envolverá mais custos e maior tempo de resolução.

Para possibilitar uma correta evolução do ambiente de telefonia, a Canal Telecom disponibiliza ao mercado soluções atuais, compatíveis com as tecnologias disponíveis e capaz de suportar ambientes legados, possibilitando uma migração parcial da telefonia até o momento de total atendimento da comunicação por meio da telefonia IP. Entre em nosso site e confira as soluções PABX IP e Gateway Multiserviços Canal Telecom. Torne possível a evolução do seu ambiente de telefonia iniciando um contato conosco, estamos disponíveis para conversar e lhe dimensionar uma solução que lhe atenderá de forma correta e bem dimensionada às suas necessidades de comunicação.

Créditos de imagem: chainarong06/Shutterstock

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