O atendimento automático no WhatsApp é um meio prático da empresa se relacionar com o seu público de forma dinâmica. Por ser instantâneo, esse canal de comunicação é uma ótima estratégia para manter a proximidade com os clientes. Assim, é possível solucionar as suas demandas com rapidez.
Neste artigo, explicamos as vantagens do atendimento automatizado, os benefícios de aplicar essa automatização no WhatsApp e o passo a passo preciso para essa implementação na sua empresa. Confira!
Por que automatizar o atendimento?
Os clientes estão cada vez mais exigentes com relação ao atendimento que recebem. A agilidade é o fator primordial para a satisfação e fidelização. Por isso, a automatização precisa estar presente na comunicação entre a empresa e o seu público.
Em pesquisa da PWC, 89% dos entrevistados afirmam que a agilidade e a conveniência do atendimento são pontos essenciais para se tornarem fiéis à marca. Isso mostra como as empresas precisam ter mais atenção e acompanhar o perfil dos seus consumidores. Com o avanço tecnológico, eles se tornam cada vez mais exigentes.
O atendimento automatizado é uma estratégia precisa para as organizações acompanhar as transformações do mercado e as mudanças no comportamento dos clientes. São inúmeras as vantagens de implementar a automatização na comunicação, como:
- Crescimento do número de clientes;
- Integração dos setores;
- Aumento da reputação da marca;
- Aumento da produtividade;
- Crescimento das vendas;
- Agilidade na solução de demandas;
- Maior escalabilidade dos atendimentos;
- Diminuição de gastos;
- Experiência personalizada ao cliente.
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Vantagens do atendimento automático no WhatsApp
A automatização do WhatsApp é uma ótima aliada para melhorar os processos operacionais, gerar eficiência na comunicação e aumentar o desempenho dos colaboradores. Além disso, oferece aos clientes um atendimento especializado, otimizado e sem perder a qualidade. A seguir, listamos algumas vantagens do atendimento automático no WhatsApp.
Atendimento 24/7
Com a correria do dia a dia, as pessoas optam por empresas que possibilitam um atendimento a qualquer hora e dia. A disponibilidade 24/7 permite que a comunicação possa ser feita, de forma automática, 24 horas por dia e 7 dias da semana. Assim, os clientes conseguem solucionar suas demandas a qualquer momento.
Múltiplos atendimentos
Com a automatização do atendimento, é possível fazer múltiplos contatos simultaneamente, independente da demanda. Com isso, a empresa consegue aumentar sua produtividade, escalabilidade e dar atenção para um número maior de clientes com agilidade e qualidade.
Comunicação personalizada
Fazer o atendimento via WhatsApp permite à empresa estruturar uma linguagem que esteja de acordo com o perfil do negócio e dos clientes. Além disso, é possível personalizar o serviço, oferecendo uma relação mais interativa. Assim, mesmo com uma comunicação automatizada, o público se sente mais próximo da empresa.
Como automatizar o atendimento no WhatsApp
Segundo o relatório anual de tendências do e-commerce 2023, 93% dos entrevistados utilizam o WhatsApp para se comunicar com as empresas. Por ser um meio de mensagens instantâneas, a facilidade para solucionar as demandas com agilidade é maior.
Para automatizar o atendimento no WhatsApp de forma eficaz, citamos a seguir um passo a passo importante para obter sucesso nas demandas.
- Configurar o WhatsApp Business API
O WhatsApp Business API é uma solução desenvolvida pela Meta para escalar o atendimento através do canal Whatsapp. Dessa forma, é mais prático a comunicação e interação entre empresa e cliente.
A ferramenta API possibilita que uma plataforma externa faça a integração do app com diversos atendentes de chat. Assim, a organização não precisa ter mais de um número para fazer os atendimentos.
- Criar respostas automáticas
O WhatsApp Business API possibilita que a empresa crie respostas automáticas de acordo com as necessidades do cliente. Essa personalização eleva o nível do atendimento, mantém uma comunicação mais humanizada, gerando uma maior proximidade. É possível enviar mensagens de acordo com palavras enviadas pelo cliente.
- Investir em uma solução omnichannel
O atendimento omnichannel é essencial para uma comunicação eficaz. Com a integração de canais, o cliente pode começar sua interação com a empresa via WhatsApp e se for preciso, migrar para outro canal. Tudo isso com o histórico de informações centralizado, para otimizar tempo e oferecer uma melhor experiência ao cliente.
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