A experiência do cliente em um atendimento é o fator chave para o sucesso do negócio. Com a concorrência em crescimento, oferecer uma comunicação eficiente e personalizada é fundamental. A plataforma omnichannel é uma estratégia essencial para empresas que desejam aplicar um atendimento de qualidade.

Neste artigo, listamos as vantagens de ter uma plataforma omnichannel, de que forma implementá-la na sua empresa e como a solução omnichannel da Cloud Canal pode ser uma grande aliada para um atendimento de alto nível. Confira!

Quais as vantagens de uma plataforma omnichannel?

O relatório ‘Global Consumer Insights Pulse Survey, da PWC, aponta que 81% dos entrevistados compraram em 3 ou 4 canais de atendimento nos últimos meses. Esse número mostra como o canal omnichannel está cada vez mais presente na rotina das pessoas. 

Por isso, investir na plataforma omnichannel traz vantagens para as empresas que desejam atender as necessidades dos clientes (cada vez mais exigentes) e conquistar a fidelização. A seguir, listamos as principais. Confira!

Integração de canais em uma única interface

Um dos benefícios estratégicos da plataforma omnichannel é unir todos os canais de comunicação em uma única plataforma. Dessa forma, é possível oferecer um atendimento eficiente e otimizado, independente do canal que o cliente escolher. E se caso ele utilizar mais de um, todo o histórico estará centralizado, facilitando o contato.

Gestão de atendimento simplificada

Por integrar todos os canais em uma única interface e centralizar todos os dados e informações, a plataforma omnichannel permite uma gestão prática e simplificada. Os gestores conseguem ter o controle do desempenho, monitorar resultados e ter acesso a relatórios. Assim, é possível manter o padrão de atendimento sempre elevado.

Boa escalabilidade

A plataforma omnichannel é fundamental para a boa escalabilidade. Com todos os canais em um único local, e de forma automatizada, é possível fazer múltiplos atendimentos. Assim, aumenta a produtividade da empresa e diminui o número de clientes em fila de espera. Isso gera satisfação, e consequentemente, fidelização.

Assista ao nosso webinar: Como ter uma comunicação estratégica com omnichannel na prática

Como aplicar o omnichannel?

Com a tecnologia cada vez mais presente na rotina das pessoas, os clientes estão se tornando mais exigentes, e com o atendimento não é diferente. Por isso, as empresas precisam utilizar recursos tecnológicos como aliados para acompanhar as mudanças no perfil dos consumidores. 

A experiência personalizada durante todas as etapas de um atendimento é fundamental para atender as expectativas dos clientes, oferecer qualidade e assim, gerar satisfação. Por isso, ao implementar um canal omnichannel, é importante seguir alguns passos, como:

  • Fazer a integração completa de experiências (setores e canais de comunicação);
  • Monitorar constantemente os resultados e desempenho;
  • Incluir a automação de marketing;
  • Ter um plano de ação coerente com o propósito do negócio;
  • Criar estratégias de fidelização;
  • Utilizar os relatórios para tomadas de decisão.

Quais empresas usam omnichannel?

Com a abrangência da tecnologia e as soluções cada vez mais necessárias na rotina de atendimento ao cliente, a plataforma omnichannel consegue se adaptar a diferentes negócios. Assim, independente do segmento de atuação, é possível implementar estratégias para melhorar a experiência do consumidor.

Qualquer organização, independente da sua área, pode aplicar o atendimento omnichannel para ter eficiência, otimização e qualidade na comunicação. Temos exemplos de grandes marcas que utilizam a estratégia e são sucesso no mercado, como:

  • Magazine Luiza;
  • Starbucks;
  • Airbnb;
  • Renner;
  • Apple;
  • Uber;
  • Netflix;
  • O Boticário;
  • Centauro;
  • Entre outros.

Lembrando que ter a plataforma omnichannel não requer um tamanho específico de empresa. O que é primordial é avaliar a necessidade de ter atendimentos mais ágeis, eficazes, personalizados, e principalmente, reduzindo o tempo de espera dos clientes.

Plataforma Omnichannel da Cloud Canal: interação e eficiência

Para obter sucesso no atendimento com o cliente, é fundamental investir em uma solução de qualidade, com boa reputação e que ofereça os recursos necessários para uma boa estratégia. A Cloud Canal traz uma plataforma omnichannel em nuvem que faz a integração de diversos canais de comunicação em um único lugar.

Assim, é possível aplicar o atendimento omnichannel de forma simples, ágil e flexível. A ferramenta possui uma gestão centralizada e pela web, facilitando a interação. Ela possui diversas funcionalidades, como:

  • Filas de distribuição dos canais de chat;
  • Histórico de conversas;
  • Pesquisa de satisfação;
  • Mensagens automáticas;
  • Relatórios detalhados.

A plataforma omnichannel da Canal proporciona uma experiência completa, o que permite atender diversos segmentos, independente do setor de atuação. São inúmeras as vantagens que ela oferece, como:

  • Presença em vários canais (WhatsApp, Facebook, Instagram, SMS, entre outros);
  • Histórico de conversa;
  • Dados e informações detalhados em relatórios;
  • Indicadores de atendimento (tempo médio de resposta, conversas abertas e concluídas);
  • Redução de custos;
  • Automatização;
  • Segurança;
  • Suporte ágil.

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