A área de TI de uma empresa precisa sempre estar atenta para otimizar ao máximo os sistemas com os quais a companhia atua, integrando todos os softwares de modo que as informações e dados estejam sempre disponíveis e sendo compartilhados com todas as áreas. Uma dessas soluções que precisa estar integrada às demais é a comunicação unificada. Tendo uma solução IP implantada na empresa, os desenvolvedores estão com a “faca e o queijo” nas mãos, e podem aumentar os benefícios e o poder tanto de outras soluções quanto da própria telefonia. É preciso, então, que os profissionais de TI saibam exatamente o que pode ser feito para integrar a comunicação a outros sistemas, principalmente de gestão, da empresa.

 

Comunicação unificada e integrações possíveis:

 

Acesso a gravações

Com a comunicação unificada, todas as ligações efetuadas pela central podem ser gravadas. E, assim, podem ser consultadas pelas áreas da empresa, se necessárias. Com a integração entre a plataforma de telefonia e os softwares internos, estas gravações poderão estar vinculadas ao cadastro de clientes e protocolos de atendimento. Cada usuário poderá acessar as gravações conforme o nível de permissões concedidas.

Geração de avisos

O software de gestão da empresa pode ser integrado à comunicação unificada para gerar avisos por voz para avisar de algum problema na empresa. Por exemplo: a área de RH está toda envolvida em um treinamento fora da empresa e ninguém poderá atender naquele setor durante um certo dia. Uma mensagem pode ser gravada na central de comunicação para informar as pessoas que ligarem para o RH como proceder para serem atendidas. Outro caso seria um serviço da empresa que esteja em manutenção. Quando clientes ligam para o call center para reclamar, já ouvem uma mensagem dizendo o que está acontecendo e a previsão de volta do serviço.

 

Automação

A comunicação unificada pode auxiliar em processos de automação. Exemplo: se uma porta que deveria permanecer fechada durante a noite estiver aberta, a central envia uma mensagem de voz ou SMS ao celular do responsável pelo setor, avisando sobre a situação fora do comum.

 

Envios de SMS

O envio de SMS por meio da central telefônica pode ser realizado em diversas situações, dentro e fora da empresa. O RH, por exemplo, pode utilizar para enviar mensagens para funcionários avisando de alguma mudança de horário ou pagamento, etc. Já a área de Marketing pode usufruir desse benefício da comunicação unificada para enviar pequenos avisos a seus clientes, como o lançamento de algum produto ou até mesmo uma mensagem de parabenização pelo aniversário, congratulações de boas festas, etc.

 

Identificação de clientes

Um API de comunicação pode fazer com que o software consiga controlar algumas funções da plataforma de telefonia, como saber quem é o cliente que ligou para a empresa, o horário de ligação e algumas particularidades, como se o cliente tem dívidas – desta forma, ele será encaminhado diretamente para o departamento financeiro.

 

Siga-me

Funcionários de plantão podem ativar a função Siga-me  para que o telefone toque onde eles estiverem.

 

Gestão de ligações de call center

Integrar o sistema de gestão da empresa ao call center pode fazer com que algumas áreas fiquem atentas e ajam com proatividade. Por exemplo, se uma empresa de serviço constata muitas ligações vindas de determinado local, a área de operações já pode verificar se o serviço prestado no local está com algum problema.

 

Ponto eletrônico a distância

Como já abordamos neste post que trata dos benefícios da comunificação unificada na área de operações de uma empresa, o ponto eletrônico a distância é ideal para profissionais que precisam realizar serviços na rua, uma vez que não há necessidade de ir até a empresa bater o ponto. Basta realizar o procedimento via dispositivos móveis.

 

As oportunidades de integração de softwares com a comunicação unificada estão disponíveis de diversas formas. Cabe aos desenvolvedores identificar as demandas da empresa e, em cima disso, vislumbrar uma possível integração. Há sempre uma solução a ser desenvolvida.
Você tem alguma dúvida sobre o tema? Quer saber mais sobre a integração de softwares com a comunicação unificada? Escreva para canal@blog.canaltelecom.com.br ou deixe seu comentário abaixo que em breve entraremos em contato.

 

Crédito de imagem: CC/lmonk72

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