A experiência do cliente é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de uma empresa atualmente. Com as mudanças no relacionamento entre marcas e consumidores, a evolução da tecnologia trouxe uma proximidade maior, além da exigência do público para vivenciar uma experiência positiva.
Nesse sentido, diversas empresas estão investindo em soluções tecnológicas para atender as demandas de um jeito mais ágil e inteligente. É nesse cenário que entram os agentes virtuais, funcionalidade que permite um atendimento ao cliente automatizado e personalizado. Para entender melhor sobre essa solução, continue a leitura!
O que são agentes virtuais?
Você provavelmente está familiarizado com a tecnologia, mesmo se não conhecer o termo “agentes virtuais”. Muitas empresas atuam com essa ferramenta e você já deve ter interagido com um. Trata-se de uma função criada com base em inteligência artificial para gerar atendimento ao cliente por meio de um personagem virtual.
É o que acontece com os chatbots disponibilizados em sites, por exemplo. A tecnologia aplicada permite que o cliente tenha respostas automáticas, mas adequadas a sua solicitação. O mesmo pode ser aplicado em ligações telefônicas, através do recurso de URA de uma telefonia IP. O atendimento é feito inicialmente por agentes virtuais e, se necessário, encaminhado a um atendimento humano.
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Como usar agentes virtuais?
Uma das principais vantagens dos agentes virtuais é a possibilidade de disponibilizar atendimento a qualquer momento, permitindo que os clientes consigam solucionar suas questões de forma rápida e prática.
Pode ser aplicado em diversas empresas em cenários como atendimento ao cliente ou SAC. Tarefas rotineiras como envio de segunda via de boleto, número de protocolo, atualização de dados entre outros podem ser feitas exclusivamente através de um agente virtual, sem a necessidade de contato com um atendente humano.
Os agentes virtuais também podem ser utilizados para a divulgação de campanhas de marketing, além de serem úteis na captação de dados sobre o público. Ao configurar um agente virtual é imprescindível que a inteligência artificial esteja alinhada com a identidade da marca para que o cliente tenha a melhor experiência possível.
Confira: Como os recursos da telefonia IP melhoram a performance da gestão de atendimento
Por que utilizar um agente virtual?
Os agentes virtuais podem contribuir para melhorar o atendimento da empresa trazendo mais produtividade e eficiência no trabalho. Ao contar com uma solução tecnológica, os atendentes só são acionados em casos específicos. Com isso, podem ter mais atenção e cuidado na resolução do cliente.
Automação do atendimento
A automação do atendimento é um dos motivos para apostar em agentes virtuais. Para atender aos clientes em todos os canais disponíveis de forma eficiente é preciso um controle e um processo adequado. O atendimento automático contribui para auxiliar na resolução de problemas logo no primeiro contato do cliente, proporcionando satisfação para os agentes reais, que podem focar o atendimento em solicitações mais complexas. Nesse sentido, a automação de parte do atendimento ajuda a otimizar o tempo e melhorar a gestão.
Agilidade para resolução de problemas
Ninguém quer entrar em contato com uma marca via WhatsApp ou chat bot e receber retorno dias depois ou ficar horas esperando um atendimento ao telefone. Situações como essa geram frustrações no cliente e podem ser resolvidas, como vimos até aqui, com uma solução de agentes virtuais. Quanto mais utilizado este recurso, mais dados serão registrados, contribuindo com informações importantes para o atendimento. Se diminuir o tempo médio de atendimento é uma das metas do seu negócio, usar um agente virtual pode ajudar.
Satisfação do cliente
O cliente satisfeito compra mais e fala bem da sua marca atraindo novos consumidores, duas atitudes que contribuem para melhorar os resultados das vendas. Portanto, prezar pela satisfação do cliente é primordial. É por isso que ao utilizar um agente virtual é preciso cuidado para garantir que a interação com o cliente seja intuitiva e ofereça a solução desejada: essa situação é resolvida pela possibilidade do agente virtual obter o reconhecimento da intenção do cliente ao realizar o contato.
Como a telefonia IP pode ajudar
Ao escolher uma tecnologia para criar agentes virtuais é importante compreender seu funcionamento e garantir que atende as necessidades e expectativas do seu negócio.
Um aspecto válido de observar, por exemplo, é se a solução é omnichannel, ou seja, centraliza diferentes canais de comunicação. Para quem atua com diversos pontos de contato com o cliente como telefone, WhatsApp, e-mail, trata-se de uma característica desejável.
Agora que você já sabe como funcionam os agentes virtuais e como a automação do atendimento pode ser benéfica para a sua empresa, conheça melhor a solução de telefonia IP da Cloud Canal e melhore a comunicação corporativa.