O atendimento online é imprescindível para empresas que querem vender pela internet e obter bons resultados nos negócios. Isso porque a decisão de compra do consumidor é completamente influenciada pela sua experiência geral, o que contempla o atendimento online.

Prova disso está na pesquisa realizada pela Opinion Box, que mostra que 81% dos consumidores gastam mais nas empresas em que têm uma boa experiência. Ou seja, quem deseja ter uma empresa mais lucrativa precisa investir na melhoria do atendimento online.

Neste post, entenda o que é o atendimento online, quais os canais para fazer o contato com o cliente e atender as demandas e, ainda, conheça a solução que pode otimizar o processo e garantir mais rapidez e praticidade. Continue a leitura e saiba mais!

O que é atendimento online?

Em uma loja física, há vendedores e atendentes disponíveis para tirar as dúvidas dos clientes e direcioná-los para os produtos ou serviços que desejam, certo? No online, é necessário que haja a mesma disponibilidade.

Ainda que o cliente possa completar a compra no site com poucos cliques, é comum que precise de auxílio em alguma etapa, seja antes, durante ou após a venda. Uma empresa responsável e competente certamente está preparada para prestar a ajuda necessária em qualquer etapa.

Quando o cliente tem uma dúvida ou um problema para resolver, o contato com a empresa precisa ser eficiente e rápido. Uma pesquisa da Hibou, publicada no Mercado & Consumo, aponta que o antedimento é o segundo atributo mais importante na hora da compra, essencial para 94% dos entrevistados, ficando atrás até mesmo do preço, que aparece como quarto ponto analisado pelo público.

Isso mostra a importância de estabelecer uma comunicação coordenada com o propósito da marca e com as necessidades do seu público. Nesse contexto, é possível perceber que um atendimento bem feito pode aumentar as vendas e garantir um diferencial competitivo perante a concorrência. 

Como fazer atendimento online? 

Para garantir um atendimento online estruturado e com qualidade, apostar em soluções com atendimento omnichannel é a melhor opção, já que a ferramenta centraliza toda a comunicação em único lugar para garantir uma experiência integrada.

Alguns canais disponíveis para atendimento online são:

  • Telefone;
  • Whatsapp
  • E-mail;
  • Chat;
  • Redes sociais.

É importante estar presente em todos os espaços que o cliente deseja se comunicar, contudo, não adianta fazer isso sem ter um processo claro e estabelecido da comunicação, caso contrário, só irá frustrar o cliente.

Por esse motivo, é essencial pensar em quais os canais disponíveis de acordo com o seu público alvo. Nesse sentido, conhecer o perfil e as preferências dos seus clientes é fundamental para alinhar as escolhas com a realidade e potencializar o atendimento online.

Para proporcionar um atendimento online de qualidade é possível contar com a Plataforma de  Comunicação Cloud IP PBX, que conta com armazenamento em nuvem e é uma das melhores formas de otimizar a comunicação. Entre as funcionalidades está o atendimento omnichannel, a possibilidade de gravar e automatizar respostas rápidas e a integração com outros sistemas como CRMs e softwares de atendimento. 

Conheça mais da solução: 10 vantagens da telefonia Cloud para empresas

Benefícios do atendimento online

  • Satisfação do cliente: Já vimos que um bom atendimento é primordial para que o cliente faça a compra. Satisfeito, há mais chances de voltar a comprar e até indicar a marca para outras pessoas.
  • Construção de marca: Uma empresa que garante um atendimento online de qualidade será lembrada por isso, o que transmite mais confiança e aumenta a visibilidade da marca.
  • Automatização dos processos: Com o uso de soluções adequadas é possível otimizar o tempo médio de atendimento e garantir a automatização dos processos, aumentando a produtividade da equipe e reduzindo o uso de tempo e recursos.

Dicas para melhorar seu atendimento online 

Se você deseja melhorar o seu atendimento online, o primeiro passo é fazer uma análise transparente sobre os principais desafios e erros atuais. Ouça os seus colaboradores, colha feedback dos clientes e use essas informações para desenhar um processo melhor. Confira 5 dicas que podem ajudar nisso:

  1. Priorize o atendimento rápido, mas não se esqueça de garantir a eficiência;
  2. Invista em treinamentos para a equipe de atendimento e tenha empatia pelos clientes;
  3. Faça revisões e análises periódicas através de relatórios gerenciais
  4. Viabilize a comunicação para ser feita de qualquer lugar;
  5. Aposte em tecnologias como a telefonia IP que proporcionam melhorias contínuas.

Agora que você já entendeu a importância de realizar um bom atendimento online, acesse o e-book que preparamos especialmente para você conhecer melhor a solução de telefonia IP e descobrir as vantagens da tecnologia para a sua empresa.

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