O atendimento automático no WhatsApp é um meio prático da empresa se relacionar com o seu público de forma dinâmica. Por ser instantâneo, esse canal de comunicação é uma ótima estratégia para manter a proximidade com os clientes. Assim, é possível solucionar as suas demandas com rapidez.

Neste artigo, explicamos as vantagens do atendimento automatizado, os benefícios de aplicar essa automatização no WhatsApp e o passo a passo preciso para essa implementação na sua empresa. Confira!

Por que automatizar o atendimento?

Os clientes estão cada vez mais exigentes com relação ao atendimento que recebem. A agilidade é o fator primordial para a satisfação e fidelização. Por isso, a automatização precisa estar presente na comunicação entre a empresa e o seu público. 

Em pesquisa da  PWC, 89% dos entrevistados afirmam que a agilidade e a conveniência do atendimento são pontos essenciais para se tornarem fiéis à marca. Isso mostra como as empresas precisam ter mais atenção e acompanhar o perfil dos seus consumidores. Com o avanço tecnológico, eles se tornam cada vez mais exigentes.

O atendimento automatizado é uma estratégia precisa para as organizações acompanhar as transformações do mercado e as mudanças no comportamento dos clientes. São inúmeras as vantagens de implementar a automatização na comunicação, como:

  • Crescimento do número de clientes;
  • Integração dos setores;
  • Aumento da reputação da marca;
  • Aumento da produtividade;
  • Crescimento das vendas;
  • Agilidade na solução de demandas;
  • Maior escalabilidade dos atendimentos;
  • Diminuição de gastos;
  • Experiência personalizada ao cliente.

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Vantagens do atendimento automático no WhatsApp

A automatização do WhatsApp é uma ótima aliada para melhorar os processos operacionais, gerar eficiência na comunicação e aumentar o desempenho dos colaboradores. Além disso, oferece aos clientes um atendimento especializado, otimizado e sem perder a qualidade. A seguir, listamos algumas vantagens do atendimento automático no WhatsApp.

Atendimento 24/7

Com a correria do dia a dia, as pessoas optam por empresas que possibilitam um atendimento a qualquer hora e dia. A disponibilidade 24/7 permite que a comunicação possa ser feita, de forma automática, 24 horas por dia e 7 dias da semana. Assim, os clientes conseguem solucionar suas demandas a qualquer momento.

Múltiplos atendimentos 

Com a automatização do atendimento, é possível fazer múltiplos contatos simultaneamente, independente da demanda. Com isso, a empresa consegue aumentar sua produtividade, escalabilidade e dar atenção para um número maior de clientes com agilidade e qualidade. 

Comunicação personalizada

Fazer o atendimento via WhatsApp permite à empresa estruturar uma linguagem que esteja de acordo com o perfil do negócio e dos clientes. Além disso, é possível personalizar o serviço, oferecendo uma relação mais interativa. Assim, mesmo com uma comunicação automatizada, o público se sente mais próximo da empresa.

Como automatizar o atendimento no WhatsApp

Segundo o relatório anual de tendências do e-commerce 2023, 93% dos entrevistados utilizam o WhatsApp para se comunicar com as empresas. Por ser um meio de mensagens instantâneas, a facilidade para solucionar as demandas com agilidade é maior. 

Para automatizar o atendimento no WhatsApp de forma eficaz, citamos a seguir um passo a passo importante para obter sucesso nas demandas. 

  1. Configurar o WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API é uma solução desenvolvida pela Meta para escalar o atendimento através do canal Whatsapp. Dessa forma, é mais prático a comunicação e interação entre empresa e cliente. 

A ferramenta API possibilita que uma plataforma externa faça a integração do app com diversos atendentes de chat. Assim, a organização não precisa ter mais de um número para fazer os atendimentos.

  1. Criar respostas automáticas

O WhatsApp Business API possibilita que a empresa crie respostas automáticas de acordo com as necessidades do cliente. Essa personalização eleva o nível do atendimento, mantém uma comunicação mais humanizada, gerando uma maior proximidade. É possível enviar mensagens de acordo com palavras enviadas pelo cliente.

  1. Investir em uma solução omnichannel

O atendimento omnichannel é essencial para uma comunicação eficaz. Com a integração  de canais, o cliente pode começar sua interação com a empresa via WhatsApp e se for preciso, migrar para outro canal. Tudo isso com o histórico de informações centralizado, para otimizar tempo e oferecer uma melhor experiência ao cliente.

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