Mas o que é Cloud Computing?
A principal característica do Cloud Computing é a entrega de recursos de computação sob demanda, de aplicações, serviços e datacenters.
O uso comercial do Cloud Computing começou a se popularizar quando grandes representantes de tecnologia, como Amazon, Microsoft e Google, começaram a disponibilizar aplicações sob demanda através de seus datacenters. Com isso houve uma mudança de paradigma no uso da computação. Ao invés de investir em servidores e infraestrutura, as empresas passaram a ter disponíveis recursos sob demanda, podendo pagar apenas pelo uso, sem grandes investimentos iniciais.
Vantagens dos serviços em Cloud Computing:
Agora que você já conhece o conceito de Cloud Computing, na prática possui grandes vantagens para empresas de diversos portes e setores que buscam cada vez mais por essas soluções, confira 4 vantagens importantíssimas:
👉 Redução de investimento inicial
Eliminando gastos com compras de hardware e software, instalação, mão de obra e manutenção. Evitando que equipamentos se tornem obsoletos.
👉 Alta disponibilidade
Os serviços em nuvem tem maior disponibilidade do que serviços local, sendo necessário apenas a conexão com internet, tendo o ambiente disponível 24/7.
👉 Segurança
Arquivos e informações salvos em nuvem tem menor probabilidade de serem perdidos se comparados aos salvos fisicamente, tanto por ataques virtuais ou hardwares danificados.
👉 Recursos flexíveis
Upgrades e downgrades se tornam muito mais acessíveis, uma vez que não será necessária troca de equipamentos.
Serviços oferecidos pela Computação em Nuvem:
A computação em nuvem permite o fornecimento de alguns serviços, possibilitando vantagens que já foram mencioandas neste post, entenda agora quais são e como funciona cada um deles:
Software como serviço (SaaS)
Aplicativos baseados em Cloud são executados em um datacenter, e normalmente acessados através de um web browser. A utilização do aplicativo é realizada sem necessidade de instalação e estão disponíveis para qualquer dispositivo com acesso a internet. A responsabilidade de manter a aplicação e dados é de responsabilidade do mantenedor, assim como sua escalabilidade.
Plataforma como serviço (PaaS)
Nesta modalidade são fornecidos ambientes completos de desenvolvimento on demand, hardware, software e hospedagem. Onde é possível criar, e gerenciar o desenvolvimento de aplicativos. Através do PaaS é possível entregar uma aplicação ao mercado mais rapidamente, reduzindo a complexidade e etapas do projeto.
Infraestrutura como serviço – (IaaS)
A infraestrutura como serviço fornece servidores, redes, armazenamento e links sob demanda e escalável. A grande vantagem é o crescimento planejado e gestão sobre o uso dos recursos.