A telefonia IP, tecnologia que utiliza a rede de dados para trafegar voz, possibilita a comunicação entre usuários utilizando protocolos de comunicação. Estes protocolos são responsáveis por iniciar uma chamada e transportar o áudio da conversa (voz) entre as duas pontas: origem e destino. Por meio do SIP Proxy, é possível integrar endpoints (dispositivos) que falam o protocolo SIP, entre eles telefones IPs, softphones, ATAs, interfones e até mesmo outros PABX IP.
Tecnicamente, SIP significa Session Initiation Protocol, ou Protocolo de Iniciação de Sessão, na tradução. É um protocolo de código aberto de aplicação, padrão da Internet Engineering Task Force (IETF). As chamadas via SIP Proxy podem utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.
O protocolo SIP foi inspirado em outros protocolos de internet baseados em texto, como o SMTP, para e-mails, e o HTTP, para páginas da web. Ele foi desenvolvido para realizar, modificar e terminar chamadas em um ou mais usuários de uma rede IP, de maneira independente do conteúdo dos dados das chamadas.
SIP Proxy na solução da Canal Telecom
O SIP Proxy é uma das funcionalidades oferecidas nas plataformas PABX IP e Gateway Multiserviços da Canal Telecom, e possui como funcionalidades o roteamento de chamadas, interconectando os pontos, assim como autenticação e autorização dos usuários.
Assim, a plataforma de comunicação que gerencia as chamadas e fornece funcionalidades para o ambiente de telefonia, entre outras funções, tem como característica ser o SIP Proxy para os dispositivos SIP da rede.
Algumas das funcionalidades:
Receber chamadas em vários locais
O SIP Proxy permite que uma chamada seja encaminhada para diferentes dispositivos SIP que podem estar ou não dentro do ambiente da empresa. É preciso apenas que estejam conectados à internet e com um ramal autenticado na plataforma de comunicação PABX IP.
Recebimento quase simultâneo
Alta velocidade de comunicação por meio do protocolo SIP que utiliza a rede de dados.
Roteamento de chamada dinâmico
Possibilidade de encaminhar chamadas para qualquer dispositivo SIP, independentemente de sua localização geográfica.
Múltiplos dispositivos
Pode ser utilizado por meio de smartphone, ATA, telefone IP e softphone.
Crédito de imagem: CC/geralt