Quantos problemas que chegam ao setor de TI da sua empresa poderiam ser evitados com o uso de soluções de telefonia IP com funcionalidades que otimizam o tempo e trazem vantagens para o negócio? Com as tecnologias certas é possível facilitar o dia a dia do profissional de TI.
Na hora de apostar em novas tecnologias para soluções de telefonia é importante escolher aquelas que irão garantir não apenas o atendimento básico, mas proporcionar automatização de processos, melhora na produtividade e maior eficiência no fluxo de trabalho.
É comum que haja resistência ao investimento de novas tecnologias, por isso, é imprescindível conhecer e apresentar os principais benefícios e ganhos que as soluções de telefonia IP podem agregar ao negócio. Neste conteúdo você confere um pouco mais sobre o assunto, acompanhe!
Soluções de telefonia IP em apoio à TI
Os profissionais de TI precisam resolver uma série de solicitações e prestar auxílio no que diz respeito às tecnologias utilizadas. O trabalho fica complexo quando as ferramentas não são adequadas às demandas do negócio, resultando em maiores níveis de estresse.
Para evitar que o fluxo de trabalho seja carregado, é necessário buscar investir em inovações que sejam eficientes e se encaixem no orçamento da empresa. As soluções de telefonia IP são parte essencial para qualquer empresa e, no caso da telefonia IP em nuvem, podem incluir benefícios e vantagens que vão além da realização de ligações ou gravação de chamadas. Confira a seguir como as soluções de telefonia IP podem atuar em apoio à TI com seus principais benefícios:
1. Tecnologia indispensável para empresas
Soluções de telefonia IP são indispensáveis em qualquer negócio, seja para atender demandas de ligações internas ou para atendimento ao público. Sendo assim, porque não investir naquela que trará os melhores benefícios?
No caso da telefonia IP em nuvem, ela é baseada em software, ou seja, sem a necessidade de criar uma base para manter equipamentos na empresa. Tudo é feito apenas com instalação no computador. Isso permite que a manutenção e a expansão da rede seja facilitada, além de possibilitar a integração com outros sistemas como CRM.
Saiba mais: Central PABX IP em nuvem: o que é e quais as vantagens?
2. Redução de custos
Ao contrário do modelo de telefonia tradicional, o formato em nuvem não está condicionado a um pagamento por número de chamadas. Na verdade, é possível contratar um pacote com valor fixo ao mês e realizar quantas chamadas quiser, sem custo adicional.
3. Otimização do tempo
Na hora de falar sobre o investimento em soluções de telefonia IP é válido frisar os principais ganhos no curto e longo prazo, ao invés de falar sobre as especificidades técnicas. Nesse sentido, a otimização do tempo pode ser obtida através de várias funcionalidades da telefonia IP em nuvem, são elas:
- URA de atendimento: Unidade de Resposta Audível é o nome da funcionalidade que permite automatizar parte do atendimento, garantindo agilidade e maior eficiência no atendimento prestado.
- Fila de atendimento: ao determinar automaticamente qual ramal ou PA (ponto e atendimento) é responsável por atender determinada ligação, é possível eliminar o tempo de espera e direcionar para os setores adequados.
- Uso em qualquer lugar: seja para equipes remotas, ligações em trânsito ou mesmo internacionais, a telefonia IP em nuvem possibilita uma mobilidade e liberdade que pode ser extremamente vantajosa para a empresa.
4. Mais produtividade
A otimização do tempo consequentemente gera maior produtividade entre os colaboradores. Isso porque as ligações são feitas com mais assertividade e eficiência. Ao utilizar a telefonia IP em nuvem, a comunicação da empresa se torna mais dinâmica, ágil e prática.
Leia também: Por que investir em uma central telefônica em nuvem
5. Mais segurança e proteção de dados
Para não haver danos ao sistema, a telefonia IP conta com uma série de protocolos a serem seguidos para evitar ataques ou vazamento de dados. Caso a empresa já tenha passado por uma situação similar, pode ser útil relembrar para destacar a importância de aumentar a sensibilidade aos dados para prevenir novas ocorrências.
6. Soluções de telefonia IP na definição de estratégias
Contar com dados e análises sobre a comunicação da empresa é útil para estabelecer novas estratégias em diferentes setores, inclusive o de TI. Com as informações obtidas nos relatórios gerenciais da telefonia IP em nuvem, fica mais fácil gerir equipes e estruturar processos internos.
Como vimos, as soluções de telefonia IP em nuvem oferecem ótimos benefícios para o negócio. Atente-se às necessidades de cada negócio para apresentar as funcionalidades que mais garantem melhorias.
Se você gostou do conteúdo e quer ler mais sobre o assunto, acompanhe nosso blog, fique por dentro das novidades do mercado e saiba tudo sobre soluções de telefonia IP.