Toda solução que é customizada para determinadas demandas tende a ser muito melhor aproveitada pelas empresas. Soluções fechadas podem não atender às demandas requeridas e, além disso, acarretar custos extras com funcionalidades que não serão utilizadas. Em projetos IP, essa afirmação é também muito válida, já que a personalização de ferramentas, dimensionando o crescimento da solução para atender demandas futuras, é muito mais efetiva que a compra de uma solução fechada.

Projetos IP personalizados também facilitam atividades do dia a dia que são influenciadas pela solução. Bons projetos IP não se limitam apenas a resolver problemas, mas a buscar informações, entender a fundo as demandas, identificar possibilidades e estudar diversas formas de atender o ambiente onde será realizada a implantação. Após esses procedimentos, as soluções propostas são validadas com o cliente, a implantação é realizada e é feito um acompanhamento da solução fornecida para verificar a usabilidade das funcionalidades no ambiente.

 

Vantagens dos projetos IP customizados:

 

Dimensionamento correto

Os projetos IP customizados compreendem o real dimensionamento da empresa e realizam uma solução de forma assertiva, de acordo com o tamanho da empresa e com as funcionalidades que ela requer.

 

Atendimento a necessidades específicas do cliente

Existem algumas demandas do cliente que nenhum projeto fechado atende. Assim, os projetos IP customizados, principalmente com código aberto, podem muito mais facilmente atender essas necessidades.

 

Planejamento do futuro

Projetos IP customizados levam em conta a possibilidade de crescimento da empresa e também de necessidades futuras. Assim, a solução já está pronta para adicionar novas funcionalidades e expandir sua capacidade quando for necessário.

 

Menor probabilidade de retrabalho

Quando projetos IP são desenvolvidos “sob medida”, é muito mais difícil algo não ser previsto no projeto e precisar ser refeito em um outro momento. Com isso, economiza-se recursos e tempo.

 

Identificação de melhorias

Como em um projeto customizado o fornecedor acaba se aproximando muito mais do cliente, ele pode identificar, no meio do processo, melhorias a serem trabalhadas para otimizar atividades do dia a dia da empresa.

 

Atendimento pós-implantação

Um fornecedor que tem pleno conhecimento do ambiente do cliente vai realizar o acompanhamento de projetos IP após a implantação de maneira muito mais eficaz.

 

Já as soluções fechadas têm ações limitadas dentro do ambiente da empresa, atendendo apenas problemas e necessidades básicas, de forma padrão, sem levar em conta as particularidades do cliente.

 

Características de projetos IP fechados

 

Pacote limitado

O cliente fica preso às funcionalidades atreladas à solução, muitas vezes pagando por funcionalidades que não vai utilizar.

 

Sem customização

Nenhuma funcionalidade é customizada, todas são padronizadas.

 

Capacidade de crescimento limitado

Projetos IP fechados não vislumbram o crescimento futuro do cliente, proporcionando o aumento limitado de funcionalidades e de usuários.

 

Sem identificação de melhorias

Como a solução fechada é padronizada, problemas pontuais das empresas não são identificados e nem resolvidos.

 

Atendimento pós-vendas padrão

Como a solução não é customizada, o atendimento pós-vendas trabalha com respostas e tentativas de correção padronizadas.
Como vimos, os projetos IP customizados são muito mais assertivos que soluções fechadas. Quer saber mais sobre o assunto? Envie um e-mail para canal@blog.canaltelecom.com.br.

 

Crédito de imagem: CC/FirmBee

0 ComentárioFechar comentários

Deixar um comentário

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia!

Prometemos que não enviaremos SPAM, muito menos compartilharemos suas informações :)