A telefonia em nuvem pode ser uma grande vantagem para as empresas devido à redução dos custos, à flexibilidade para incluir novos recursos, à melhoria na comunicação, além de toda a praticidade e agilidade que acompanham o formato da solução.

No entanto, nem sempre fica claro se a nova tecnologia é compatível com a estratégia atual de uma empresa, se adequa ao orçamento ou às demandas específicas do negócio. Por isso, é importante ter em mente os melhores cenários para investir em uma solução de telefonia em nuvem, tema do nosso conteúdo que você confere melhor a seguir. Acompanhe!

Quando contratar uma solução de telefonia em nuvem?

A telefonia em nuvem tem o formato de software, trazendo como uma de suas principais vantagens evitar a criação de um data center para manter o sistema, o que ocupa espaço e traz custos de manutenção e aquisição de novos equipamentos. Para utilizar a telefonia em nuvem, basta ter uma boa conexão com a internet, possibilitando uma comunicação mais ágil, prática e eficiente. 

Em muitas empresas essa questão pode ser o ponto-chave para investir na telefonia em nuvem. Contudo, existe uma série de outros benefícios atrelados como recursos que auxiliam na gestão ou automatizam o processo de atendimento

Ou seja, se no momento a empresa está com um grande problema no fluxo das chamadas recebidas, com altas taxas de insatisfação do público, pode ser interessante enxergar a telefonia em nuvem como uma inovação que irá potencializar o atendimento.

O mesmo acontece para empresas em processo de expansão ou que já contam com outras filiais. Para unificar a comunicação interna e garantir a integração das equipes sem a necessidade de adquirir equipamentos ou investir em novas linhas telefônicas, a telefonia em nuvem pode ser ideal. 

Além disso, justamente por ser em nuvem, a inclusão de recursos ou novos ramais é feita de forma rápida e prática, sem visitas técnicas, instalação de cabeamento ou outros equipamentos. Afinal, pensar no longo prazo é importante na hora de escolher novas tecnologias. Isso posto, vamos esclarecer dois cenários específicos onde a contratação da telefonia em nuvem pode ser feita.

Transição da telefonia analógica para a telefonia em nuvem

As empresas que atualmente estão com telefonia analógica podem migrar para a telefonia em nuvem e customizar as soluções de acordo com a necessidade do negócio. Nesse sentido, a troca consiste em uma melhora significativa na qualidade da transmissão e nos recursos disponíveis para uso.

Para tanto, é essencial contar com empresas que forneçam soluções completas, com produtos de qualidade e suporte adequado. Ao investir na telefonia em nuvem, a empresa obtém vantagens como a mobilidade, podendo fazer chamadas de qualquer lugar, atuando com equipes remotas, além de relatórios gerenciais que ajudam a pautar novas estratégias para melhorar a comunicação.

Transição da telefonia IP on premise  para a telefonia em nuvem

Outro cenário possível são as empresas que já utilizam a telefonia IP, entretanto, não no formato em nuvem. Nesse caso, talvez seja a hora de fazer a adaptação e evitar se preocupar com tudo que envolve uma infraestrutura local

Embora possa ter um custo para implantação inicial semelhante a uma solução on premise, a telefonia em nuvem proporciona maior flexibilidade, redundância e escalabilidade de crescimento que certamente renderão bons resultados futuros. Além da mobilidade, já citada anteriormente, a telefonia em nuvem proporciona maior facilidade de adoção  e gestão com controles e monitoramentos

Benefícios da telefonia em nuvem

Como vimos, a telefonia em nuvem é uma solução superior aos modelos tradicionais de telefonia IP ou analógicos e garante uma série de vantagens para as empresas que optam por esse investimento. Confira alguns dos benefícios:

  • Possibilidade de integração com outros sistemas, como CRM;
  • Mobilidade para usar a telefonia de qualquer lugar;
  • Possibilidade de padronizar o atendimento em múltiplos canais;
  • Visualização de relatórios gerenciais para monitoramento das chamadas;
  • Criação de números virtuais e gravação das chamadas;
  • Automatização com a URA (Unidade de Resposta Audível);
  • Personalização do atendimento ao público;
  • Aumento da produtividade na equipe;
  • Facilidade de comunicação entre matriz e filiais;
  • Melhora no tempo médio de atendimento;
  • Mais agilidade e praticidade para atender o público;
  • Maior satisfação dos colaboradores e dos clientes.

Adaptar e expandir o negócio fica ainda mais fácil com a telefonia em nuvem e a comunicação da empresa só tem a melhorar com a nova tecnologia. Por isso, se a telefonia em nuvem é a solução que a sua empresa precisa, entre em contato com a Canal Telecom e conheça o plano mais adequado para as necessidades do negócio.

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