A busca por melhorias e renovação de processos e serviços é uma constante no ambiente organizacional. A possibilidade de utilizar a telefonia IP para agregar valor ao ambiente de comunicação justifica e viabiliza em muitos casos a atualização tecnológica da telefonia da empresa, que deve ser um canal aberto para trocas de informações, execução de processos e fechamento de negócios. Neste post apresentaremos algumas estratégias de utilização da plataforma de telefonia IP para agregar valor ao seu ambiente de comunicação empresarial.

Identificar e listar pontos a serem corrigidos no atual ambiente de telefonia é o primeiro passo para uma melhor integração entre a comunicação e a estratégia de negócio. Mas, e se além de corrigir os atuais problemas você também conseguir adicionar novas funcionalidades e recursos aos usuários? Esta é uma oportunidade que a Canal Telecom lhe disponibiliza ao ter em seu portfólio soluções como o PABX IP e o Gateway Multiserviços.

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Telefonia IP para agregar valor ao ambiente

Necessidades normalmente identificadas no ambiente de telefonia empresarial são: demanda de novos ramais, gravação de ligações, URA de pré-atendimento, painel de ramais para a telefonista, identificação automática de ligações celulares, entre outras. Para cada uma das demandas listadas, é possível utilizar a telefonia IP para agregar valor por meio das funcionalidades e ferramentas de controle possíveis de serem utilizadas. Como exemplo, podemos implementar cada um dos itens acima citados da seguinte forma:

  • Demanda de novos ramais: Mais que disponibilizar novos ramais para uso fixo em telefones no ambiente corporativo, a plataforma de telefonia IP também possibilita a utilização de ramais em smartphones, notebooks e tablets. Esta opção faz com que o usuário utilize seu ramal também fora da empresa, em momentos em que estiver realizando uma visita comercial ou quando existir a necessidade de trabalhar em ambientes remotos. Desta forma, além de apenas fornecer novos ramais, ao atualizar seu ambiente com a plataforma de telefonia IP você também agrega valor à telefonia com a mobilidade e disponibilidade atribuída aos usuários.
  • Gravação de ligações: Além de gravar os ramais necessários dentro da empresa sem a necessidade de equipamentos extras, plataformas de telefonia IP como o PABX IP da Canal Telecom permite que os arquivos da matriz e filiais sejam todos armazenados em um ponto central da rede, além disso, também é possível definir quais gravações cada usuário pode ouvir (normalmente cada usuário ouve apenas as gravações do seu ramal) e fornece as opções de utilizar o navegador, o próprio telefone ou o computador para reproduzir o áudio das gravações.
  • URA de pré-atendimento: A possibilidade de realizar a gravação de mensagens e encaminhar o cliente para um determinado ramal de acordo com a opção escolhida na URA é uma funcionalidade básica hoje em dia na telefonia. Utilizar a telefonia IP para agregar valor a URA de pré-atendimento é possível por meio da integração CTI com banco dados e outros softwares. Funções como, resposta automática sobre dados cadastrais, consulta de saldo de serviços e etc, são opções que agregam valor ao ambiente de telefonia da empresa, dispensam a necessidade de equipes disponíveis para simples consultas e torna mais ágil o atendimento aos clientes.
  • Painel de ramais para a telefonista: Acompanhar ramais disponíveis e ocupados normalmente é uma tarefa que a telefonista realiza por meio de equipamentos em sua mesa. Com a telefonia IP, o gerenciamento do ambiente de telefonia realizado pela telefonista dispensa a necessidade de vários equipamentos em sua mesa e vai além de receber ligações e visualizar ramais ocupados. Por meio de um software específico, ela consegue receber e realizar ligações, capturar chamadas, visualizar a fila de atendimento e configurar desvios para os momentos em que estiver ausente da sua posição.
  • Identificação automática de ligações celulares: Identificar e encaminhar uma ligação celular é uma funcionalidade atendida por muitas centrais telefônicas. O diferencial proporcionado pela telefonia IP neste caso está em identificar a ligação celular e encaminhá-la para completamento seguindo a rota de menor custo, podendo ainda identificar a operadora destino através da consulta de portabilidade. Ainda sobre o controle de ligações, a telefonia IP possibilita que usuários realizem apenas os tipos de ligações atribuídas a eles, desta forma ligações locais, DDD ou DDI para números fixos ou móveis serão realizadas apenas por usuários com permissão.

Outras possibilidades de agregar valor

Tendo em mente que a telefonia IP é uma tecnologia altamente customizável, fica fácil imaginar que outros softwares também consigam interagir com este mundo. Relatórios, monitoramento, troca de informações e outras possibilidades de integração são totalmente possíveis.

Plataformas de comunicação IP estão presentes nas empresas tanto como servidores físicos como também em nuvem. Esta capacidade de atender a demanda de telefonia de forma física ou virtual reforça ainda mais a característica de customização desta tecnologia. Cada ambiente requer tipos de funcionalidades diferentes e customizações específicas para cada necessidade identificada. Para saber qual a melhor forma de trabalhar um projeto para a telefonia da sua empresa, entre em contato conosco, nos descreva seu ambiente e saiba qual a melhor forma de agregar valor para a sua telefonia por meio de nossas plataformas de comunicação IP.

Créditos de imagem: Shutterstock/Ozerina Anna

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