Você provavelmente pensa bastante antes de realizar chamadas do seu telefone fixo ou celular. Se a ligação for para um telefone fixo, você realiza a partir de um outro telefone fixo. Se for para um celular, a partir de outro celular. Muitas vezes, inclusive, as pessoas possuem mais de um chip GSM para efetuar chamadas entre a mesma operadora. Por exemplo: um chip Vivo para realizar chamadas para pessoas que possuem chip Vivo, um Oi, para realizar chamadas para a Oi, etc. Talvez para uma única pessoa essas ações sejam relativamente fáceis de ser gerenciadas. Agora, pense em uma grande empresa. Como fica essa questão? É por isso que soluções IP, como a da Canal Telecom, possuem o módulo de Portabilidade.

O que é o módulo de Portabilidade?

A solução de Portabilidade da Canal Telecom permite a identificação de operadoras de telefone fixo e GSM nas ligações realizadas pelos usuários. Independentemente do dispositivo de realização da chamada, como celular, telefone IP ou ATA, a central PABX IP irá acionar o módulo de Portabilidade e encaminhar a ligação para a rota de menor custo. Além disso, a utilização do módulo não está atrelada somente aos ramais internos da empresa. Ligações realizadas por ramais remotos e pela funcionalidade de Callback também podem ser completadas por este módulo

Imagine a redução de custos com telefonia que apenas esse módulo é capaz de realizar em uma empresa. Em cenários nos quais as ligações GSM normalmente representam um alto custo na fatura dos planos móveis (principalmente por conta de ligações entre operadoras), a solução de Portabilidade representa uma maior inteligência ao processo de completamento das ligações. Além da redução de custos, isso significa uma melhor gestão dos recursos disponíveis no ambiente de telefonia.

Exemplo de funcionamento da solução de Portabilidade

  1. Uma ligação é realizada pelo usuário, utilizando um ramal autenticado na central PABX IP
  1. O módulo de Portabilidade na central PABX IP realiza a identificação do tipo de ligação. Após a classificação da ligação, é realizada a consulta de operadora do destino discado.
  1. Por fim, de acordo com o tipo de ligação e o destino identificado, é utilizada a rota de menor custo para completamento.

Essa solução seria auxiliar à sua empresa? Você acha que os custos de ligações reduziriam com esse módulo? Comente abaixo!
Crédito de imagem: CC/PublicDomainPictures

0 ComentárioFechar comentários

Deixar um comentário

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia!

Prometemos que não enviaremos SPAM, muito menos compartilharemos suas informações :)