A possibilidade de acompanhar em tempo real o desempenho de um serviço e o quanto ele está sendo utilizado torna possível saber informações sobre sua qualidade, demanda real e se o impacto esta sendo negativo ou positivo sobre os processos que atinge. A telefonia IP, ferramenta que atualmente possibilita a comunicação no ambiente corporativo de muitas empresas, possibilita que seu desempenho, recursos e usuários tenham métricas e status acompanhados em tempo real, por meio de relatórios e demais ferramentas de gestão.

Sabendo da importância e necessidade do gestor em ter o controle e visão da solução operando no ambiente, as plataformas de comunicação PABX IP e Gateway Multiserviços da Canal Telecom disponibilizam módulos que geram informações em tempo real sobre a solução (hardware e sistema), presença (usuários) e ramais utilizados (recursos).

 

Módulos de telefonia IP

Cada um dos módulos abaixo monitora e disponibiliza em tempo real informações que auxiliam na gestão da solução:

Módulo Monitoramento

O serviço executado pelo módulo Monitoramento fornece informações sobre o hardware e o sistema da solução, tais como espaço em disco, rede, memória, canais GSM e sistema operacional. Esse módulo normalmente é de uso apenas do gestor da solução.

Módulo Presença

A utilização do módulo Presença fornece a possibilidade de visualização do status de disponibilidade dos usuários na rede. Por meio da utilização de ferramentas de instant messenger (chat interno), é possível saber se o usuário com quem se deseja falar está com seu ramal ocupado ou se está disponível para receber chamadas. A funcionalidade desse módulo auxilia de forma geral os usuários da solução, além de permitir que chamadas sejam realizadas sempre que o destino estiver disponível para conversar.

Módulo Status

O módulo Status permite que o gestor da solução acompanhe quais ramais estão autenticados e qual a configuração de cada ramal. Com esse módulo, caso exista algum ramal autenticado, mas sem permissão para uso, o gestor pode alterar sua senha de utilização e bloquear as permissões de realização de chamadas. Por envolver questões de permissão de acesso e senhas de autenticação de ramais, a visualização e utilização desta ferramenta normalmente é liberada apenas para o gestor responsável pela plataforma de comunicação IP, usuários comum não tem acesso a este módulo.

Se quiser conhecer mais sobre as soluções da Canal Telecom, acesse nossa área de Soluções.

 

Crédito de imagem: CC/OpenClipart-Vectors

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