Com a concorrência cada vez maior e pessoas cada vez mais exigentes, as empresas precisam ficar atentas à qualidade e eficiência dos canais de atendimento ao cliente. 

Uma boa experiência na comunicação com o consumidor é uma grande vantagem competitiva. Por isso, evitar erros durante esse processo é  fundamental.

Neste artigo, explicamos os benefícios do atendimento omnichannel e quais são os principais erros que as empresas cometem na comunicação com o cliente e que é preciso evitar. Confira!

4 erros para evitar no atendimento ao cliente

Os canais de atendimento ao cliente são uma porta de entrada para a fidelização deles, e é importante que as demandas sejam solucionadas com agilidade e sem chances de falhas. 

A Pesquisa State of the Connected Customer aponta que 80% dos entrevistados afirmam que a experiência na comunicação é tão importante quanto a qualidade do produto ou serviço. Por isso, evitar erros no atendimento é fundamental para que  os clientes se sintam satisfeitos. 

Para não cometer erros nos atendimentos, listamos a seguir os principais para que a sua empresa não perca a qualidade e a alta performance.

1. Não utilizar os canais corretos

São inúmeras as possibilidades de canais de atendimento ao cliente, como telefone, WhatsApp, e-mail, chatbots, redes sociais, entre outros, mas é preciso saber identificar quais são assertivos para a comunicação da empresa. 

Nem sempre o canal utilizado é o que o seu público está mais presente e isso gera afastamento e insatisfação. 

Para acertar na escolha, é fundamental conhecer e pesquisar o perfil dos clientes para entender quais canais são os mais acessados e, assim, definir qual é o melhor meio de se comunicar com eles.

2. Demorar para realizar um atendimento

Fazer o cliente esperar por muito tempo em um atendimento é um erro que afeta na satisfação e fidelização dele com a empresa. As pessoas estão com a rotina cada vez mais corrida e, por isso, prezam por resoluções de demandas de forma otimizada. 

Utilizar a tecnologia como meio de agilizar a comunicação com o consumidor e sem perder a qualidade é uma estratégia para se destacar no mercado.  Hoje é possível realizar automações que possibilitam uma resposta rápida e eficaz.

3. Não fazer a integração dos canais

A integração dos meios de comunicação é fundamental para o bom desempenho dos canais de atendimento ao cliente. Dessa forma, a empresa consegue centralizar todos os dados e histórico do consumidor em uma única plataforma, além de fazer uma gestão precisa. 

Investir na integração dos canais ajuda a organização a fazer uma comunicação otimizada e solucionar as demandas com rapidez, deixando o consumidor satisfeito. 

Outro ponto positivo é que mesmo que o cliente utilize vários meios para se comunicar, a centralização de dados permite um atendimento unificado. Assim, não é necessário repetir as informações, o que faz com que a comunicação fique mais demorada.

4. Não oferecer um autoatendimento eficiente

O autoatendimento é uma estratégia eficiente que possibilita o múltiplo atendimento dos clientes, independente da demanda. Mesmo que seja uma comunicação robotizada, é necessário que a interação seja humanizada, dinâmica e de qualidade. 

Quando a plataforma é confusa, a linguagem não é personalizada e o consumidor perde tempo tentando resolver suas necessidades, o desempenho no atendimento cai. Isso gera insatisfação e feedbacks negativos.

Baixe nosso e-book: Gestão de atendimento ao cliente e as ferramentas de telefonia IP

Por que atuar em diferentes canais de atendimento ao cliente

Atualmente, oferecer múltiplas opções de canais de atendimento é uma ótima estratégia de fidelização, pois permite ao cliente escolher o que mais se sente à vontade em utilizar. O omnichannel é essencial para obter uma comunicação eficiente e a integração dos dados. 

A tecnologia multicanal permite uma visão ampla e detalhada de todas as ações envolvendo o atendimento ao cliente. Assim, a empresa oferece uma comunicação de alta performance. Com a centralização das informações, a experiência do atendimento ao cliente é otimizada, personalizada e as demandas solucionadas de forma assertiva. 

Além disso, o histórico do cliente é armazenado na nuvem. Então, mesmo se ele utilizar vários canais, vai encontrar uma comunicação eficiente e resolutiva. Implementar o omnichannel gera vários benefícios para a empresa, entre os quais podemos citar:

  • múltiplos atendimentos;
  • redução de custos operacionais;
  • aumento da escalabilidade;
  • automatização do atendimento;
  • monitoramento dos indicadores;
  • relatórios detalhados;
  • agilidade na resolução das demandas;
  • satisfação e fidelização dos clientes.

Gostou deste conteúdo e deseja oferecer ao seu cliente uma experiência única? Assista o nosso webinar e saiba como ter uma comunicação estratégica utilizando o omnichannel.

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia!

Prometemos que não enviaremos SPAM, muito menos compartilharemos suas informações :)