As tecnologias inovadoras estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas que trabalham com o mercado online, e com o atendimento ao cliente não seria diferente. O marketing conversacional chegou para estreitar a relação entre organização e consumidor com uma comunicação eficiente e de qualidade.
Assim, é possível acompanhar os novos comportamentos de compra e oferecer uma experiência personalizada e única.
Neste artigo, explicamos o conceito de marketing conversacional, como ele funciona, quais são os principais canais em que ele é utilizado e os benefícios de ter essa estratégia para atrair e fidelizar clientes. Confira!
O que é marketing conversacional?
Marketing conversacional é uma estratégia que as empresas utilizam para manter uma comunicação de excelência com seus clientes de forma automatizada. Através dos assistentes virtuais, os atendimentos passam a ser mais ágeis e solucionados a qualquer momento.
Esses robôs inteligentes conseguem manter uma comunicação bem direcionada, em tempo real e sem a necessidade de um atendente humano. Ao contrário do que muitos pensam, esses assistentes virtuais não substituem a presença física de um profissional. Eles complementam o atendimento e ajudam na otimização de tempo.
Implementar o marketing conversacional é uma estratégia para reduzir, de forma inteligente, as etapas do ciclo de vendas ou de atendimento ao consumidor. Dessa forma, é possível oferecer aos clientes um contato bem próximo do humano e sem problemas com espera.
Uma pesquisa aponta que os entrevistados gostam da agilidade que os chatbots respondem às suas demandas, com disponibilidade a todo momento. Com relação ao tempo de espera para ter uma resposta, 75% das pessoas preferem os bots e 77% o chat online.
Isso mostra que o marketing conversacional é necessário para as empresas que desejam aproximar-se dos clientes com a tecnologia, mas mantendo uma comunicação humanizada.
Como funciona o marketing conversacional?
O marketing conversacional é uma estratégia que agrega valor à jornada de compra ou de atendimento do cliente com a empresa. O seu funcionamento tem como base uma comunicação rápida, sem espera e bem direcionada para a demanda solicitada.
Ele pode ser baseado em três elementos principais, que são a otimização do tempo, a maior escalabilidade e a personalização da comunicação. Esses fatores são essenciais na rotina das pessoas, que buscam cada vez mais por um atendimento preciso e sem demora.
O marketing conversacional oferece diversos tipos de canais para implementar a comunicação automatizada, seja em ambiente físico ou virtual.
É importante que a empresa conheça seus clientes e o perfil de compra deles, para assim, aplicar a estratégia de forma correta. Entre os principais canais utilizados no mercado, podemos citar:
- redes sociais;
- sites;
- e-commerces;
- aplicativos (WhatsApp, por exemplo);
- call centers.
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Benefícios do marketing conversacional
Em meio a uma concorrência que cresce a todo momento, ter ferramentas tecnológicas como aliadas passou de opção para necessidade.
O marketing conversacional é essencial para empresas que desejam elevar o nível de qualidade nos atendimentos, atrair e fidelizar clientes. São muitos os benefícios de aplicar essa estratégia e, a seguir, citamos os principais.
Atendimento 24/7
Com a correria do dia a dia, as pessoas buscam por atendimentos em horários mais específicos, que estão fora da rota padrão comercial. O marketing conversacional oferece a possibilidade da comunicação 24/7, ou seja, em tempo real e a todo momento. Isso significa que os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias na semana.
Escalabilidade
A automatização gera uma vantagem que é primordial para as empresas nos dias de hoje, os atendimentos múltiplos. Os agentes virtuais são capazes de se comunicar com diversos clientes, com diferentes demandas e ao mesmo tempo. Assim, é possível reduzir filas de espera e oferecer uma experiência única.
Atendimentos personalizados
Para ter um atendimento humanizado, mesmo com o uso de robôs, é importante que a linguagem seja personalizada, as demandas bem direcionadas e solucionadas. O marketing conversacional auxilia na captação de dados importantes do cliente. Assim, é mais fácil personalizar o atendimento com informações que sejam relevantes.
Aumento das vendas
Com a possibilidade dos atendimentos múltiplos, a empresa consegue atender um volume maior de pessoas e, com isso, aumenta a produtividade, a satisfação e as taxas de conversão. Através do envolvimento, da identificação da dor e da solução de forma rápida e sem perder a qualidade, o cliente se sente bem compreendido, seguro e satisfeito.
Conclusão
A fidelização de clientes é a chave para o sucesso de uma empresa e, por isso, é importante utilizar as ferramentas tecnológicas corretas para oferecer um atendimento de excelência. Com soluções inovadoras, é possível manter o consumidor satisfeito e aumentar os lucros.
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