O monitoramento de TI é fundamental para um acompanhamento de toda a parte tecnológica da empresa. Os gestores precisam ter atenção com esse controle para evitar problemas inesperados que podem atrapalhar a rotina do negócio.

Isso gera desalinhamento da equipe, perda de tempo, custos extras, diminuição da produtividade, além de impactar o seu cliente, com um serviço demorado e com falhas. A prevenção é a chave para o sucesso de uma empresa, e com a tecnologia presente em todas as atividades, monitorar é essencial. 

Neste artigo, explicamos o conceito de monitoramento de TI, seus objetivos, como ele funciona, as principais vantagens para a sua empresa, os relatórios mais utilizados e como fazer de forma eficiente. Confira!

O que é monitoramento de TI? 

O monitoramento de TI é a prática de acompanhar todas as atividades que são executadas por esse setor e que dependem da sua infraestrutura para um bom funcionamento. Sistemas, máquinas, cibersegurança e servidores, por exemplo, são infraestruturas que precisam desse controle. 

O monitoramento constante dos processos operacionais ligados à TI tem como objetivo evitar falhas e problemas que podem prejudicar a organização, seja internamente ou com os clientes. Assim, é possível identificar gargalos e fazer as ações corretivas com agilidade, sem atrapalhar o andamento dos serviços.

Uma boa gestão de TI é essencial para que todo o fluxo organizacional se mantenha alinhado. Através da coleta de dados, fornecidos pelos indicadores e dos relatórios detalhados, os gestores conseguem ter um bom controle e fazer análises precisas do desempenho da infraestrutura de TI.

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Como funciona o monitoramento de TI? 

O monitoramento de TI é feito por um profissional capacitado, seja da empresa ou terceirizado, que tenha expertise na área e saiba identificar gargalos e solucioná-los com rapidez. Ele faz esse acompanhamento através de uma ferramenta específica de controle em tempo real. 

É importante ter um software de qualidade, eficiente e que ofereça recursos específicos para atender as demandas operacionais da empresa. Cada negócio tem suas especificidades e é preciso conhecê-las bem para ter um controle preciso. 

Através dos indicadores e relatórios de monitoramento, é possível avaliar o desempenho dos processos tecnológicos e, assim, identificar os problemas com antecedência ou evitá-los. Além disso, facilita os gestores em tomadas de decisão mais assertivas.

Relatórios mais utilizados no  monitoramento de TI

Como citamos anteriormente, os relatórios são essenciais para um bom gerenciamento de TI. Com eles, é possível ter um controle diário de como estão os processos operacionais, e assim, manter um fluxo de trabalho otimizado e eficiente, evitando falhas e surpresas negativas. 

Os relatórios ajudam na prevenção de problemas com toda a infraestrutura de TI, que podem prejudicar a empresa e afetar, inclusive, os clientes. Entre os principais relatórios para um monitoramento ágil e de qualidade, podemos citar:

  • Relatório operacional: avalia o desempenho operacional, ou seja, toda a infraestrutura tecnológica que está ligada aos serviços da empresa, seja um sistema, uma máquina, entre outros.
  • Relatório de capacidade: mostra a capacidade que a infraestrutura da empresa é capaz de suportar e se é suficiente para que os setores executem um trabalho de qualidade e eficiente. Os gestores conseguem analisar se o tempo de produção das equipes está alinhado com os objetivos.
  • Relatório de impacto: considerado um relatório de extrema importância, ele entrega aos gestores os resultados do investimento em tecnologia feito pela empresa. Ele avalia as melhorias e crescimentos que a infraestrutura de TI gera, independente do setor. Também mostra se os custos diminuíram, se os serviços estão otimizados, entre outros pontos.
  • Relatório de chamados: para a empresa ter um controle de problemas e qual o impacto deles para o crescimento do negócio, o relatório de chamados é essencial. Assim, é possível avaliar onde é preciso fazer melhorias ou modificações para manter a qualidade do serviço.
  • Relatório de satisfação: acompanhar o relatório de satisfação é fundamental para oferecer ao cliente um serviço eficiente e de excelência, mantendo assim, a satisfação e fidelização dele. Os feedbacks são importantes para o bom desenvolvimento do negócio e também para o surgimento de insights.

Vantagens do monitoramento de TI para sua empresa

Implementar o monitoramento de TI é fundamental para manter o fluxo organizacional sempre ágil e eficiente. Além disso, a empresa conquista vários benefícios com esse acompanhamento. A seguir, listamos as principais vantagens.

Prevenção de problemas

Detectar problemas com antecedência ou prevenir que eles apareçam é uma das vantagens do monitoramento de TI. Com os dados disponibilizados pelos indicadores e relatórios, é possível ter uma visão ampla dos processos e identificar gargalos antes de se tornarem um problema maior. 

Redução de custos

O monitoramento de TI auxilia nas manutenções e atualizações preventivas de máquinas, sistemas, aparelhos e outras tecnologias. Esse controle preciso de todo o operacional da empresa é essencial para a diminuição de gastos, uma vez que evita problemas que podem gerar altos custos, e consequentemente, afetar as finanças do negócio. 

Aumento da produtividade

Manter a infraestrutura de TI sempre bem monitorada, diminui ou evita as chances de problemas que podem afetar o serviço dos setores. Com isso, a produtividade da equipe aumenta e a execução das atividades se torna mais otimizada. Esse melhor desempenho gera serviços de qualidade, e consequentemente, clientes mais satisfeitos e fiéis.

Maior segurança dos dados

Atualizações e manutenções constantes na infraestrutura de TI previne a empresa de ciberataques que podem causar grandes prejuízos para o negócio. Com o monitoramento, os profissionais envolvidos conseguem ficar atentos quanto a essas ameaças e executar ações estratégicas para prevenir ataques e violação de dados.

Controle em tempo real

O controle em tempo real permite aos gestores acompanhar e analisar todo o desempenho de TI da organização. Assim, eles conseguem fazer as modificações necessárias com agilidade e também implementar ações estratégicas quando preciso. É uma vantagem essencial para manter a empresa bem alinhada e oferecendo um serviço de excelência.

Como fazer o monitoramento de TI eficiente

Com as empresas cada vez mais ligadas à tecnologia para executar serviços de qualidade, ter qualidade e alta performance na área de TI se tornou essencial. Uma pesquisa realizada pela Harvey Nash e KPMG  apontou que as empresas que não utilizam a TI nas tomadas de decisão, têm 41% menos chances de gerar confiança nos clientes.

Ainda segundo o levantamento, a não preocupação quanto ao envolvimento de TI na empresa elevou para 12% as chances de ciberataques entre os anos 2017 e 2019, com um crescimento desses números entre 2020 e 2021.  Com as tecnologias sempre em transformação e os aumentos de ciberataques, essas probabilidades se ampliam.

Esses números mostram a importância de implementar o monitoramento de TI para obter qualidade e alta performance na empresa, além de manter o cliente mais satisfeito e seguro. Para fazer um controle eficaz, alguns pontos são importantes para um gerenciamento mais assertivo, como:

  • Definir o que precisa ser monitorado ( por ordem de importância);
  • Ter um profissional da área capacitado;
  • Definir e acompanhar os indicadores;
  • Gerar e avaliar os relatórios de desempenho;
  • Utilizar as ferramentas certas;
  • Investir em um software de qualidade para o monitoramento.

O departamento de TI (Tecnologia da Informação) precisa monitorar diversas áreas nas empresas, como redes e comunicações, sistemas e servidores, segurança da informação, entre outros.  O objetivo é  garantir que os sistemas e a infraestrutura de tecnologia funcionem corretamente e estejam protegidos contra possíveis ameaças. 

A Canal oferece soluções completas e personalizadas que contribuem para melhorar a infraestrutura de comunicação das empresas, através de uma plataforma de telefonia IP em nuvem. Entre as principais funcionalidades que ela oferece, estão:

  • Comunicação unificada;
  • Relatórios detalhados;
  • Proteção de dados;
  • Suporte ágil;
  • Histórico de conversas;
  • Pesquisa de satisfação;
  • Notificações em tempo real;
  • Escalabilidade;
  • Automatização.

Com um ambiente tecnológico em nuvem e ferramentas inovadoras, a Canal  faz a integração de soluções sobre redes IPs adicionando novos recursos na comunicação corporativa. Com aplicações de voz, dados, imagens e redes convergentes, sua empresa consegue executar serviços com otimização e segurança.

A Canal conta com uma equipe especializada para oferecer à sua empresa um serviço de alto nível. Assim, a TI pode ficar segura, por contar com uma ferramenta  estável e eficiente, melhorando a produtividade do negócio e gerar confiança e satisfação ao seu cliente.

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